FUNIBER celebra cerimônia de abertura do novo curso acadêmico da UNEATLANTICO

FUNIBER celebra cerimônia de abertura do novo curso acadêmico da UNEATLANTICO

O presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Dr. Santos Gracia Villar, participa da cerimônia solene de abertura do novo curso acadêmico da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

A UNEATLANTICO celebrou o ato oficial de abertura do curso acadêmico de 2023-2024. Este evento coincide com a entrega de diplomas aos estudantes que se formaram no ano passado com os melhores registros.

A cerimônia aconteceu no salão de reunião e, como é tradicional, o Coro Lírico de Cantábria realizou as peças “Ave Verum” de Mozart e “Veni Creator Spiritus” de C. Franck.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diferentes autoridades, entre as quais a presidente da Cantábria, María José Sáenz de Buruaga, a delegada do Governo na Cantábria, Ainoa Quiñones, e o conselheiro de Educação, Formação Profissional e Universidades, Sergio Silva. Estiveram presentes representantes de empresas, associações e ordens profissionais da região, bem como porta-vozes do Parlamento da Cantábria e da Câmara Municipal de Santander.

O secretário-geral da UNEATLANTICO, Roberto Ruiz, procedeu à leitura do relatório do ano letivo 2022-2023, destacando os marcos mais relevantes, como a renovação da acreditação de 100% de todos os títulos universitários pela ANECA, a aprovação pelo Conselho de Ministros do primeiro programa de doutorado da universidade; o Doutorado Interuniversitário em Engenharia e Gestão de Projetos, ao qual se somou à recente notificação da acreditação de um segundo doutorado, nesta ocasião em Atividade Física e Esporte: Riscos e benefícios. Dessa forma, o secretário lembrou que «a universidade já cumpre plenamente todos os requisitos que a nova legislação universitária estabeleceu para a melhoria da qualidade do sistema universitário espanhol».

Por sua vez, o diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra FUNIBER de Estudios Iberoamericanos e de Iberofonia, o Dr. F. Álvaro Durántez Prados, membro do corpo docente da UNEATLANTICO, procedeu à laudatio do doutor Conrado Durántez Corral, ao qual foi atribuída a medalha honorífica da Universidade como máxima distinção institucional.

«Esta distinção é geralmente atribuída pela sua brilhante trajetória acadêmica, científica e pedagógica no domínio do olimpismo, bem como no seu extraordinário trabalho na Academia Olímpica e na promoção do pan-iberismo impulsionando a articulação da Associação Pan-ibérica de Academias Olímpicas (APAO), integrada por entidades de todas as nações irmãs iberófonas dos diferentes continentes», destacou o diretor de relações institucionais da FUNIBER, que realçou de maneira particular sua contribuição à criação do Centro de Estudos Olímpicos da UNEATLANTICO.

Após a entrega da medalha pelo reitor da UNEATLANTICO, o Dr. Conrado Durántez Corral agradeceu à instituição pela concessão do reconhecimento e destacou o trabalho da FUNIBER e da UNEATLANTICO. Posteriormente, proferiu uma palestra inaugural sob o título «Olimpismo para o século XXI».

Em seguida interveio o presidente da FUNIBER, Dr. Santos Gracia Villar, que expressou «seu orgulho por uma universidade que já está se tornando modelo e referência para outras universidades em outros continentes». “Na FUNIBER acreditamos que a internacionalização do ensino superior é fundamental para o crescimento acadêmico, técnico e, às vezes, até para a sustentabilidade do próprio sistema universitário”, afirmou.

Por sua vez, a Presidente da Cantabria, María José Sáenz de Buruaga, parabenizou o trabalho dos alunos com os melhores registros e destacou a força da universidade: “A UNEATLANTICO constitui uma realidade crescente e plenamente enraizada”. Da mesma forma, Buruaga destacou que o crescimento de estudantes universitários e de estudantes estrangeiros da Cantábria nos últimos anos está na vanguarda da Espanha e se deve, em grande parte, à filosofia de trabalho desta universidade.

Em seu discurso, o reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón, agradeceu a todos os participantes pela presença e fez uma breve revisão da história da UNEATLANTICO, que atualmente oferece quinze diplomas oficiais. Em seu discurso, ele destacou a função social da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e concluiu parabenizando o trabalho do pessoal docente e de pesquisa, assim como a administração e os serviços que compõem a UNEATLANTICO.

O evento terminou com uma apresentação das peças “Gaudeamus Igitur” e “Tollite Hostias” do Coro Lírico da Cantábria.