O violinista, músico da câmara e diretor da orquestra José Manuel Gil de Gálvez inicia na próxima segunda-feira, 16 de outubro uma turnê de concertos na América Central com o apoio da Obra Cultural da FUNIBER, da UNEATLANTICO e da Fundación Hispania Música.
El Salvador será sua primeira parada. Durante sua estada no país, ele realizará diversas atividades gratuitas na cidade de San Salvador. Na segunda-feira, 16 de outubro, às 18h (GMT-6), ele fará um show no Museu Nacional de Antropologia Dr. David J. Guzmán (MUNA). Na quarta-feira, 18 de outubro, às 9h (GMT-6), ele dará uma palestra no MUNA. Os interessados em participar desses eventos podem confirmar sua presença enviando um e-mail para elsalvador@funiber.org ou pelo telefone +50322460173.
Depois disso, o músico visitará Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, com o último show de sua turnê Central acontecendo no dia 27 de outubro.
Durante seus concertos, Gil de Gálvez interpretará peças de Vivaldi, Mozart, Usandizaga, Gerónimo Giménez, Manuel de Falla, Kreisler, Granados, Brahms, Elgar, Part e Monasterio, entre outros artistas.
Essa é a segunda turnê que esse músico realiza na América Central sob os auspícios da Obra Cultural. No início deste ano, ele realizou vários concertos na Guatemala e em El Salvador.
Gil de Gálvez é um artista multifacetado que aborda a música de diferentes perspectivas: performance, pedagogia, divulgação, gestão e pesquisa, tendo o violino, seu instrumento, e a regência orquestral como fio condutor. Desde 1996, ele é o primeiro violino e líder da prestigiada orquestra de cordas espanhola Concerto Málaga.
Como regente, fez sua estreia no Teatro Nacional de El Salvador e obteve grande sucesso regendo a Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela no Teatro Teresa Carreño em Caracas.
Seus méritos acadêmicos incluem um Doutorado Internacional “cum laude por decisão unânime” em música e educação pela Universidade de Málaga. Obteve a pós-graduação oficial Master of Arts in Classical String Performance com violino e música da câmara com a mais alta qualificação (First Class with Honours) concedida pela University of Limerick (Irlanda).
Como pesquisador e divulgador, é membro do Conselho Editorial da Revista Descubrir la Historia, da Sociedade Espanhola de Musicologia e colaborador regular da revista especializada Melómano e do jornal La Opinión de Málaga, com inúmeras publicações, tanto científicas quanto de divulgação, voltadas principalmente para a apreciação da música de raízes e inspiração hispânicas.
Por aclamação de seu conselho de administração, ele é presidente da Fundación Hispania Música, um centro afiliado a UNEATLÂNTICO que faz parte da rede de instituições educacionais da FUNIBER. A entidade, com sede em Málaga, concentra-se em pesquisa, pedagogia e diálogo com o público