FUNIBER faz parceria com projeto europeu sobre empreendedorismo digital e sustentável

FUNIBER faz parceria com projeto europeu sobre empreendedorismo digital e sustentável

Representantes da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico , UNEATLANTICO), pertencentes à rede de universidades que colaboram com a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), participam da reunião de lançamento do projeto Start Digital – Sustainable – Profitable (Start-DSP) em Münster (Alemanha).

No projeto, liderado pelo Accreditation Council for Entrepreneurial and Engaged Universities (ACEEUda Alemanha, envolve as seguintes instituições europeias: Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), Momentum Services da Irlanda, European E-Learning Institute (EUEI) da Dinamarca, Metropolitan College da Grécia e a consultoria alemã The Vision Works.

A FUNIBER intervirá como organização associada, dado seu caráter internacional, para ampliar os resultados do projeto. A fundação colaborará em diferentes ações de disseminação para atrair usuários e disseminar os recursos de forma sustentável após a duração do projeto.

O projeto, financiado pela Nationale Agentur für Erasmus+ Hochschulzusammenarbeit (NA-DAAD), teve início no mês passado e terminará em outubro de 2026.

Em toda a Europa, o impacto potencial da educação para o empreendedorismo das instituições de ensino superior em termos de crescimento econômico, social e ambientalmente sustentável e de modelos de negócios digitais não é suficientemente explorado.

A falta de recursos financeiros e humanos, as dificuldades de adaptação da oferta docente devido à elevada dinâmica e complexidade da disciplina e a constante mudança nas necessidades de aprendizagem são algumas das motivações para a realização deste projeto, para além de serem requisitos cada vez mais comuns no quadro empresarial europeu.

Essa iniciativa será direcionada especialmente a educadores de ensino superior, bem como a professores e alunos de educação e formação vocacional, todos envolvidos no campo do empreendedorismo.

O projeto produzirá os seguintes resultados tangíveis. O primeiro pacote de trabalho assumirá a forma de um kit de ferramentas de ensino orientado para a prática, projetado para aumentar de forma sustentável o envolvimento e o profissionalismo do ensino de empreendedorismo em instituições de ensino superior.

Por outro lado, o segundo pacote de trabalho produzirá resultados diferentes. Por um lado, será desenvolvida uma estrutura de competência, levando em conta as competências definidas pela Comissão Europeia sobre digitalizaçãosustentabilidade e empreendedorismo. Este enquadramento será implementado num plano de estudos. Posteriormente, o currículo será incorporado a um conjunto de recursos educacionais prontos para uso.

Por fim, no último pacote de trabalho do projeto, será desenvolvida uma ferramenta tecnológica na qual esses resultados serão integrados. Esse aplicativo da Web fornecerá automaticamente aos usuários informações individuais e feedback detalhado sobre aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG), bem como aspectos econômicos do modelo de negócios dos usuários.

Esta não será a primeira experiência da FUNIBER em projetos de empreendedorismo. Terminou recentemente o projeto Erasmus Plus FINANCEn_LAB, no qual foi desenvolvido um simulador financeiro digital que permite aos seus beneficiários desenvolver competências e adquirir os conhecimentos práticos necessários para solicitar financiamento de forma eficaz e gerir a sua situação financeira.

“Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Nationale Agentur für Erasmus+ Hochschulzusammenarbeit (NA-DAAD). Nem da União Europeia nem da autoridade dando podem ser responsáveis das mesmas.”