FUNIBER, juntamente com a UNEATLANTICO, apoia a Semana Internacional de Música de Câmara de Málaga

FUNIBER, juntamente com a UNEATLANTICO, apoia a Semana Internacional de Música de Câmara de Málaga

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) estende o seu apoio à Fundación Hispania Música, centro associado da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), organizadora da XII Semana Internacional de Música de Câmara (SIMCE), que culminará no dia próximo 3 de dezembro. 

O festival, que se realiza anualmente, analisa tematicamente a vida e obra de eminentes figuras da música málaga, bem como de compositores espanhóis da sua época. A entrada para o evento é gratuita até que a capacidade total seja atingida e o programa completo pode ser consultado no seguinte link.

Ao longo de sua décima primeira edição, o festival provou cumprir os objetivos de destacar e mostrar o intenso trabalho de pesquisa no campo da música clássica hispânica, que é contínua e sistematicamente realizado pela Fundación Hispania Música e sua orquestra de cordas Concerto Málaga.

Graças à diversidade de espaços e ambientes, de IA se desenvolvidas no diferentes conferências, palestras e concertos acessíveis a todos os tipos de públicos, o festival tornou-se um verdadeiro ponto de encontro o público em geral e os músicos, pesquisadores, musicólogos, além de professores universitários e intérpretes especializados em trabalhar esses aspectos da história.

O concerto de encerramento, programado para 3 de dezembro, contará com a participação de Gil de Gálvez, presidente da Hispania Música, que recentemente concluiu uma turnê de concertos na América Central com o apoio da  Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLÂNTICO. Desde 1996 é Primeiro Violino e dirigente da orquestra de cordas espanhola Concerto Málaga.

Gálvez é um artista poliédrico que aborda a música de diferentes perspectivas: performance, pedagogia, divulgação, gestão e pesquisa, tendo o violino, seu instrumento, e a regência orquestral como fio condutor. Como regente, fez sua estreia no Teatro Nacional de El Salvador; foi escolhida grande sucesso regendo a Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela no Teatro Teresa Carreño em Caracas. Seus méritos acadêmicos incluem um Doutorado Internacional cum laude por decisão unânime em música e educação pela Universidad de Málaga. Obteve a pós-graduação oficial Master of Arts in Classical String Performance em violino e música de câmara com a mais alta qualificação (First Class with Honours) outorgada pela University of Limerick (Irlanda).