Ministro de Cultura da Angola realiza palestra na UNIC, promovida pela FUNIBER

Ministro de Cultura da Angola realiza palestra na UNIC, promovida pela FUNIBER

O Ministro da Cultura e Turismo da Angola, Dr. Filipe Zau, esteve a frente da palestra sobre africanidade, angolanidade, identidade; respeito pela diferença na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), uma universidade promovida pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

A conferência contou com a presença do Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, Dr. F. Álvaro Durántez Prados; do governador da província de Bié, Eng. Pereira Alfredo, juntamente com alguns membros do Governo; do reitor da UNIC, Dr. Carlos Jélvez Martínez; de decanos, professores e alunos da UNIC; bem como do público externo à universidade e da mídia local.

O palestrante enfatizou os aspectos relevantes da identidade africana, apoiado por pensadores africanos, destacando os grandes movimentos do panafricanismo e da identidade negra que sustentam a africanidade.

O ministro e professor universitário apresentou uma análise comparativa dos diferentes significados que os seres humanos incutiram em relação à cor preta e ao local de nascimento. Usou pensadores como Filipe Zau, que argumentou que a cor não é um elemento absoluto de identidade, apoiando-se na ideia do pensador africano Mia Couto que, em sua afirmação, desconstrói o conceito de raça como um grupo étnico: “Minha raça sou eu mesmo, a pessoa é uma humanidade individual. Todo homem é uma raça. A pessoa humana é apenas um ser biopsicossocial inserido em um contexto cultural específico”.

Também se referiu à lei constitucional angolana, que afirma que todos os cidadãos humanos são iguais perante a lei, gozam dos mesmos direitos e estão sujeitos aos mesmos deveres, sem distinção de ideologia, religião ou nível de educação, e que nenhum angolano é inferior a outro.

O Dr. F. Álvaro Durántez Prados, também diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, participou ativamente desse evento, fazendo um discurso destacando a importância de um espaço multinacional de países de língua ibérica -espanhola e portuguesa- de todos os continentes, sem exceções geográficas, definido pelo Dr. Durántez como um espaço pan-ibérico. Também apresentou seu trabalho, para aqueles que desejam se aprofundar no mundo ibérico, intitulado «Iberofonía y Paniberismo. Definición y articulación del Mundo Ibérico».