Membros do projeto DigitalTA estão concretizando ações em sua plataforma digital

Membros do projeto DigitalTA estão concretizando ações em sua plataforma digital

Os parceiros do projeto europeu Erasmus + DigitalTA (2022-25), liderado pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e no qual a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) reúnem-se na cidade de Antuérpia (Bélgica) para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento da plataforma digital.

A reunião, que ocorreu na Artesis Plantijn University of Applied Sciences (AP) Bélgica, também contou com a presença da: Univerzita Palackého v Olomouci de República República Tcheca; Uniwersytet Jana Kochanowskiego w Kielcach e Centro de Dosagem de Swiętokrzyskie Nauczycieli (SCDN) da Polôniaalém do Centro de Formação do Professores de SegóviaFundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) da Espanha.

Durante a reunião, foram apresentados vários relatórios baseados em questionários e revisão da literatura sobre as necessidades dos professores em serviço, iniciantes e recém-formados na Irlanda, Espanha e Polônia. Os resultados obtidos serão cruciais para o desenvolvimento dos estudos de caso a serem integrados à plataforma. 

Os parceiros também puderam ver uma primeira versão de protótipo da plataforma digital. Até o momento, foram desenvolvidos os espaços “Learning Community” e “My Experience”.

Learning Community incentiva a interação social e a colaboração entre professores de diferentes níveis de ensino. Serve como uma plataforma na qual os professores podem compartilhar seus desafios, reflexões, recursos e práticas recomendadas entre si. Esse módulo promove o compartilhamento de conhecimento, o apoio de colegas e o desenvolvimento de uma comunidade vibrante que facilita o crescimento e o aprendizado profissional.

O módulo My Experience foi criado para que os professores em serviço compartilhem seus desafios e problemas enfrentados em sala de aula. Oferece a eles uma plataforma para articular suas dificuldades específicas de ensino, buscar orientação e receber apoio de outros profissionais da comunidade de aprendizagem. Os usuários podem criar postagens de desafios, participar de discussões e colaborar para encontrar soluções eficazes.

Os parceiros organizarão várias sessões de grupos de foco para obter diferentes pontos de vista sobre a plataforma. Depois de usar a ferramenta, todos os participantes também receberão um questionário de satisfação.

A estadia na AP coincidiu com a semana internacional de pesquisa científica da universidade com o tema “Conectando Culturas”, que os parceiros do projeto aproveitaram para apresentar os primeiros resultados do projeto à comunidade universitária.

Para marcar a conclusão dos primeiros 18 meses do projeto, Thomas Prola, o coordenador do projeto, participou de um workshop em Bruxelas (Bélgica), em novembro, com as 27 Academias de Professores Erasmus+. O principal objetivo desse workshop foi discutir a melhor forma de promover seu trabalho, incentivar a networking entre seus projetos e destacar os vínculos entre o trabalho de seus projetos e as prioridades políticas relacionadas do Espaço Europeu de Educação. Após a apresentação de cada projeto, o DigitalTA foi considerado um projeto horizontal, e foi discutida a possibilidade de ele ser usado por outros projetos no futuro.

Os interessados no projeto podem obter mais informações em seu site.

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