Os parceiros do projeto europeu Erasmus + DigitalTA (2022-25), liderado pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e no qual a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) reúnem-se na cidade de Antuérpia (Bélgica) para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento da plataforma digital.
A reunião, que ocorreu na Artesis Plantijn University of Applied Sciences (AP) Bélgica, também contou com a presença da: Univerzita Palackého v Olomouci de República República Tcheca; Uniwersytet Jana Kochanowskiego w Kielcach e Centro de Dosagem de Swiętokrzyskie Nauczycieli (SCDN) da Polônia, além do Centro de Formação do Professores de Segóviaa Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) da Espanha.
Durante a reunião, foram apresentados vários relatórios baseados em questionários e revisão da literatura sobre as necessidades dos professores em serviço, iniciantes e recém-formados na Irlanda, Espanha e Polônia. Os resultados obtidos serão cruciais para o desenvolvimento dos estudos de caso a serem integrados à plataforma.
Os parceiros também puderam ver uma primeira versão de protótipo da plataforma digital. Até o momento, foram desenvolvidos os espaços “Learning Community” e “My Experience”.
A Learning Community incentiva a interação social e a colaboração entre professores de diferentes níveis de ensino. Serve como uma plataforma na qual os professores podem compartilhar seus desafios, reflexões, recursos e práticas recomendadas entre si. Esse módulo promove o compartilhamento de conhecimento, o apoio de colegas e o desenvolvimento de uma comunidade vibrante que facilita o crescimento e o aprendizado profissional.
O módulo My Experience foi criado para que os professores em serviço compartilhem seus desafios e problemas enfrentados em sala de aula. Oferece a eles uma plataforma para articular suas dificuldades específicas de ensino, buscar orientação e receber apoio de outros profissionais da comunidade de aprendizagem. Os usuários podem criar postagens de desafios, participar de discussões e colaborar para encontrar soluções eficazes.
Os parceiros organizarão várias sessões de grupos de foco para obter diferentes pontos de vista sobre a plataforma. Depois de usar a ferramenta, todos os participantes também receberão um questionário de satisfação.
A estadia na AP coincidiu com a semana internacional de pesquisa científica da universidade com o tema “Conectando Culturas”, que os parceiros do projeto aproveitaram para apresentar os primeiros resultados do projeto à comunidade universitária.
Para marcar a conclusão dos primeiros 18 meses do projeto, Thomas Prola, o coordenador do projeto, participou de um workshop em Bruxelas (Bélgica), em novembro, com as 27 Academias de Professores Erasmus+. O principal objetivo desse workshop foi discutir a melhor forma de promover seu trabalho, incentivar a networking entre seus projetos e destacar os vínculos entre o trabalho de seus projetos e as prioridades políticas relacionadas do Espaço Europeu de Educação. Após a apresentação de cada projeto, o DigitalTA foi considerado um projeto horizontal, e foi discutida a possibilidade de ele ser usado por outros projetos no futuro.
Os interessados no projeto podem obter mais informações em seu site.
Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia. Nem da União Europeia nem da autoridade que concede a ajuda podem responsáveis das mesmas.