Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER publica artigo no jornal ABC

Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER publica artigo no jornal ABC

O diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, Dr. F. Álvaro Durántez Prados, presta homenagem à nação angolana num brilhante artigo publicado no jornal ABC , que abrange a sua história independente, a sua posição geopolítica, a sua relação com Espanha e a comunidade internacional e a importância da sua pertença ao mundo da Iberofonia.

Este ano, Angola celebra 48 anos de independência, um percurso que, apesar das duras provações que passou, conseguiu ultrapassar e avançar, tornando-se uma das nações mais importantes da África Subsaariana.

O Dr. Durántez descreveu: «Angola é um país central da África, e não apenas no sentido geográfico. A sua posição estratégica, a sua ação diplomática, a sua dimensão territorial, o seu crescente peso demográfico e econômico, a sua singularidade cultural e, em última análise, a sua importância objetiva no contexto continental é uma realidade que não passa despercebida nos centros de estudos internacionais ou nos ministérios de os países com interesses naquela parte do planeta”, o que constitui uma observação lúcida sobre a nação africana.

A Espanha e a Angola têm desfrutado de boas relações diplomáticas desde que a nação africana alcançou a independência, e Espanha reconhece-a desde 1976. Desde então, construíram uma relação baseada no respeito e no interesse comum, como observou o Dr. Durántez.

O artigo também destacou a importância do espaço pan-ibérico, termo proposto pelo Dr. Durántez para delimitar o espaço ocupado pelos países de língua espanhola e portuguesa; composto por mais de trinta países de todos os continentes, com quase 900 milhões de pessoas, compreendendo um quinto da superfície da Terra. Espaço em que a Angola é o principal país da Iberofonia continental como maior nação africana de língua portuguesa, condição que lhe confere um elemento diferenciador, ligando-a aos países de língua espanhola e lusófona.

Nos últimos anos, o presidente da República de Angola visitou o Reino de Espanha, afirmando que o considera um parceiro estratégico na Europa. O Rei de Espanha, Felipe VI, tem sido o anfitrião do líder africano, salientando no seu discurso que “Espanha acolhe sempre os angolanos como parte do mundo da Iberofonia”.

Fruto do bom relacionamento entre a nação africana e Espanha, a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) patrocinou a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), que partilha a filosofia centrada na Iberofonia, passando a fazer parte da rede de universidades com os quais a Fundação colabora estreitamente para promover o ensino superior.

Os reis do Reino de Espanha juntamente com as autoridades da FUNIBER coincidiram na visita este ano ao campus da UNIC, sob o mesmo espírito de colaboração e intercâmbio com a nação africana.

Se você é inscrito no diário ABC, pode ler a matéria completa aqui.