Os parceiros do projeto Erasmus Plus “Clinical Simulation Practice-Based Learning in Nursing” (CLINICALSIM) reuniram-se para uma primeira partilha dos objetivos do projeto e para estabelecer ferramentas de trabalho colaborativo.
No projeto, liderado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), participam várias instituições angolanas: a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA). O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) de Portugal também é parceiro do projeto. A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad de Valladolid (UVa) da Espanha, bem como a Jan Kochanowski University (Universidade Jan Kochanowski, UJK) da Polônia colaborarão como organizações associadas.
O CLINICALSIM é um projeto de desenvolvimento de capacidades dirigido a instituições de ensino superior na Angola com o objetivo de melhorar a formação prática dos profissionais de enfermagem.
O projeto dirige-se especialmente a estudantes e professores universitários de enfermagem, confederados em simulação clínica, conselheiros e gestores do ensino superior em Ciências da Saúde, responsáveis pelas políticas de saúde/administrações públicas/associações de enfermagem e comunidade em geral (como os potenciais pacientes).
Os problemas de saúde da Angola estão relacionados com a elevada taxa de mortalidade materna e infantil, a elevada incidência de doenças infecciosas e parasitárias, doenças respiratórias e diarreicas, desnutrição infantil, malária e VIH. Os cuidados primários continuam a ser o principal problema do Sistema Nacional de Saúde, sendo relevante a falta de recursos humanos e de técnicos de saúde.
Os profissionais de enfermagem estão no centro dos desafios da saúde porque estão no centro do sistema de saúde da Angola e contribuem – sozinhos – para a remediação das referidas doenças, tendo em conta a ausência de médicos. Assim, os enfermeiros são muito procurados como profissionais de saúde, embora as suas competências práticas sejam muito difíceis de adquirir.
Face às circunstâncias elencadas, o consórcio considera relevante melhorar os processos de formação destes profissionais, preenchendo a lacuna de competências práticas (tomada de decisão, competências/formação interpessoal, nutrição humana) e, ao mesmo tempo, promovendo o compromisso social de Instituições de Ensino Superior.
Neste sentido, conjuntos de simulação e ferramentas digitais multimídia serão utilizados para implementar a aprendizagem experiencial e promover o Serviço Comunitário/Aprendizagem de Serviço nas universidades.
A aprendizagem experiencial ocorrerá em três ambientes diferentes: salas de simulação, multimídia digital e pacientes reais. Uma metodologia de prática reflexiva será seguida com um processo de debriefing.
No contexto do Service-Learning, o objetivo social desta abordagem é também introduzido ao ter em conta pessoas com obstáculos socioeconômicos e problemas de saúde e à promoção de melhores hábitos alimentares.
A reunião inicial do projeto terá lugar em fevereiro, na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), coincidindo com a inauguração de um centro de simulação na universidade. Além disso, está prevista a visita do Dr. Francisco Rodríguez Martín, especialista em emergências da Universidade de Valladolid, que colaborou na aquisição de um boneco de simulação que será utilizado na UNIC para este projeto.
“Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são exclusivamente do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência de Execução para a Educação, o Audiovisual e a Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a autoridade concedente pode ser responsabilizadas por eles.”