Diretor do Mestrado em Psicologia Criminal da FUNIBER é entrevistado no Punto de Vista

Diretor do Mestrado em Psicologia Criminal da FUNIBER é entrevistado no Punto de Vista

Dr. Luis Jimenez, diretor do Mestrado em Psicologia Criminal e do Mestrado em Criminalística promovido pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), é entrevistado pelo Lic. Jer Yan Lantigua, apresentador do programa Punto de Vista, transmitido no canal 10 da Telenord, 10, República Dominicana.

O Dr. Luis Jimenez foi um convidado especial do programa Punto de Vista, por meio de videochamada, para discutir questões relacionadas à criminalidade, com foco nos fatores que podem influenciar as pessoas a se tornarem criminosas, tanto nos países da América Latina quanto na situação atual da Europa.

O Dr. Jimenez esclareceu que não existe uma fórmula infalível que transforme indivíduos em infratores, mas sim fatores que podem influenciar a tomada de decisões, o que pode levar ao delito. É fato que fatores de gênero, idade, neurológicos, psicopatológicos, genéticos, sociais, culturais etc. podem desempenhar um papel, mas não são determinantes causais do comportamento criminoso.

Durante a entrevista, o Lic. Jer Yan Lantigua perguntou se existem mecanismos por meio da psicologia criminal para prevenir a delinquência, ao que o Dr. Jimenez respondeu categoricamente que não. Isso ocorre porque os seres humanos, como indivíduos, não são influenciados pelos mesmos fatores. Também discutiram as situações atuais na República Dominicana e na Espanha, bem como o trabalho de contenção criminal que está sendo realizado em El Salvador e a crescente insegurança que entrou em países como Noruega, Suécia e Finlândia.

Jiménez garantiu que a educação em casa e em institutos, escolas e faculdades é uma forma de enfrentar o problema da criminalidade, numa fase inicial, destacando que atualmente as crianças e os jovens têm acesso a todo o tipo de conteúdo por meio dos meios de comunicação e, no panorama contemporâneo, pela Internet.

Ao se despedir, também convidou os interessados em aprender mais a fazer o Mestrado em Psicologia Criminal por meio dos programas promovidos pela FUNIBER na Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), a Universidad Internacional Iberoamericana de México (Universidade Internacional Iberoamericana do México, UNINI México), e para os dominicanos continuarem sua formação profissional por meio da Universidad de La Romana (Universidade de La Romana, UNIROMANA).