FUNIBER e Fundação Bornito de Sousa assinam acordo durante visita do ex-vice-presidente da República da Angola à UNEATLANTICO

FUNIBER e Fundação Bornito de Sousa assinam acordo durante visita do ex-vice-presidente da República da Angola à UNEATLANTICO
Antonio Cristovao, Valter de Sá, Rubén Calderón, Bornito de Sousa, F. Álvaro Durántez Prados, Sra. Hedemilda.

Bornito de Sousa, Vice-presidente da República de Angola para o período 2017-2022 e Presidente da Fundação Bornito de Sousa, viaja para Espanha, tendo como um dos seus objectivos visitar oficialmente a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), universidade com a qual a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) colabora estreitamente. Durante a sua viagem a Santander, foi acompanhado por uma delegação angolana, incluindo altos funcionários da Embaixada de Angola em Espanha.

Em sua chegada à UNEATLANTICO, foi recebido pelo Dr. Durántez Prados, Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER; acompanhado pelo Reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón; e pelo Secretário Geral, Roberto Ruiz.

As atividades da Fundação Bornito de Sousa são baseadas em cinco pilares: educação, juventude e inclusão digital; desenvolvimento e inclusão social; sustentabilidade ambiental; identidade africana e afrodescendente; e cidadania, liderança e governança. Levando em conta os objetivos compartilhados entre a Fundação Bornito de Sousa, a FUNIBER, a UNEATLANTICO e a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), foi acordada a assinatura de um convênio de colaboração quadripartite entre as instituições mencionadas.

O acordo será desenvolvido por meio da promoção de atividades nas áreas de ensino superior, cultura, tecnologia, ecologia, desenvolvimento sustentável, divulgação e ciência. As quatro instituições compartilham o interesse em promover o conhecimento e os vínculos entre os países de língua espanhola e portuguesa em todo o mundo, com ênfase especial na identidade africana e particularmente angolana, considerando o estabelecimento da UNIC e da fundação dirigida pelo filantropo Dr. Bornito de Sousa.

As instituições signatárias concluíram seu acordo de colaboração com vistas ao desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais, ao intercâmbio de professores, pesquisadores e profissionais, e à implementação de cursos e projetos de pesquisa. Por sua vez, a assinatura desse acordo promoverá o apoio recíproco a atividades educacionais de interesse comum.

A FUNIBER continua comprometida com a promoção de um espaço iberófono de intercâmbio e colaboração entre os países de língua espanhola e portuguesa, apoiando assim a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino superior de qualidade internacional.