FUNIBER organiza segunda edição do Fórum Ibero-Americano e da Iberofonia

FUNIBER organiza segunda edição do Fórum Ibero-Americano e da Iberofonia

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) está organizando o II Fórum Iberoamericano e da Iberofonia, que será realizado nos dias 5 e 6 de fevereiro, em colaboração com a Associação Ibero-Americana de Comunicação (Asociación Iberoamericana de la Comunicación, ASICOM), a Universidad de Oviedo e a Fundação Gustavo Bueno.

O principal objetivo desse Fórum é promover a integração, fortalecer os laços e destacar o grande potencial da Ibero-América e dos países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes na aquisição e no fortalecimento de princípios e valores compartilhados.

Em sua edição anterior, realizada na sede da Real Sociedad Económica Matritense de Amigos del País (RSEMAP), o fórum foi o cenário de importantes promotores do espaço da Iberofonia, incluindo o presidente da FUNIBER, o Dr. Santos Gracia Villar; e o diretor de Relações Institucionais e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, o Dr. F. Álvaro Durántez Prados; participantes internacionais como o Embaixador de Honduras, Marlon Brevé Reyes; o Ministro Conselheiro da Embaixada de Angola, Antonio Cistovão; Liz Coronel, Responsável pelos Negócios da Embaixada do Paraguai; e Victor Velho, Primeiro Secretário da Embaixada de Moçambique.

Na edição deste ano, o Dr. Durántez Prados abrirá o fórum com sua palestra intitulada “La articulación del Espacio Multinacional de la Iberofonía. Estado de situação” (A articulação do espaço multinacional da iberofonia. Estado de situação), na Plaza Gustavo Bueno, na segunda-feira, 5 de fevereiro.

Na terça-feira, 6 de fevereiro, o fórum continuará no auditório da Universidad de Oviedo, com participantes nacionais e internacionais, com os discursos de abertura de Ignacio Villaverde, reitor da Universidad de Oviedo; Santiago Velo de Antelo, presidente executivo da Academia de Diplomacia; Laura Galguera, vice-presidente da Associação Ibero-Americana de Comunicação (ASICOM). O fórum também incluirá uma conferência proferida pelo Embaixador da Liga dos Estados Árabes no Reino da Espanha, Malek Twal, e uma mesa redonda liderada pelo Embaixador de Angola, Alfredo Dombe.

O II Foro Iberoamericano y de la Iberofonía propõe fortalecer os laços e destacar o grande potencial da Ibero-América e de todos os países de língua espanhola e portuguesa do mundo, que será realizado presencialmente na cidade de Oviedo, na Espanha. A presença deve ser confirmada até 30 de janeiro no seguinte endereço eletrônico info@asicom.info.