O Director de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Director da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e da Iberofonia e Docente da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), Dr. F. Álvaro Durántez, reuniu-se em Madrid com o Director do Instituto Cervantes, Dr. Luis García Montero, sua equipa directiva e uma alta delegação Angolana formada pelo Ex-vice-Presidente da República de Angola, Dr. Bornito de Sousa e representantes diplomáticos do país africano.
No passado dia 19 de Janeiro teve lugar na sede central do Instituto Cervantes uma reunião institucional entre altos representantes desta entidade, da FUNIBER e da Fundação Bornito de Sousa (FBS), entidade angolana dirigida pelo Ex-vice-Presidente da República de Angola.
Este encontro foi celebrado depois da visita da delegação angolana no dia anterior à Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), da rede FUNIBER, durante a qual firmou-se um convênio quadripartido entre a FUNIBER, UNEATLANTICO e a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), instituição angolana da Rede da Fundação Universitária Iberoamericana.
No contexto da reunião no Instituto Cervantes foi destacado o trabalho educativo e cultural realizado pela FUNIBER e sua Rede de Universidades no mundo, destacando especialmente o ensino e a promoção do espanhol através dos programas académicos de formação de professores de espanhol como língua estrangeira, assim como a cooperação científico-técnica e a difusão de uma importante obra cultural.
Do mesmo modo, foi igualmente sublinhado o estatuto da Universidad Europea del Atlántico, universidade irmã da UNIC como novo Centro Acreditado do Instituto Cervantes e o interesse da Universidade Internacional do Cuanza, cujas tramitações já iniciaram a fim de adquirir este estatuto e converter-se assim no primeiro Centro Acreditado do Instituto Cervantes na República de Angola.
De facto, a UNIC é muito bem conhecida pelo seu trabalho na promoção do espanhol em África no quadro geral da promoção da Iberofonia, que associa as línguas portuguesa e espanhola como idiomas internacionais mutuamente intercompreensíveis. O trabalho da UNIC neste domínio valeu-lhe precisamente o alto reconhecimento do último Premio Archiletras como Universidade do Ano.