Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO inaugura uma exposição Antoni Tàpies em Cantábria

Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO inaugura uma exposição Antoni Tàpies em Cantábria

Obra Cultural da FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) inaugurarão nos próximos meses a exposição “Tàpies, coleção do gravurista Barbarà” , em Laredo (Cantábria), coincidindo com a celebração do centenário do nascimento do artista Antoni Tàpies. 

A ‘Tàpies do gravador Barbarà” é uma mostra de 31 gravuras pertencentes à coleção do destacado gravador Barbarà tem como denominador comum o renomado pintor e gravador de Barcelona Joan Barbarà (1927 – -2013) e um dos artistas espanhóis mais destacados do século XX, Antoni Tàpies (1923-2012).

De acordo com Federico Fernández, diretor da Obra Cultural da FUNIBER, a importância desta coleção “reside em sua singularidade” e as obras abrangem um amplo repertório estilístico do autor, “permitindo apreciar várias de suas fases criativas”.

Um aspecto digno de nota da coleção, que dá unidade à série, é que a maioria das gravuras é assinada por Antoni Tàpies. Fernández enfatiza que adquiriu as obras diretamente dos filhos de Barbarà e que o fato de elas serem Bon à tirer é um aspecto do qual ele se orgulha, pois aumenta sua qualidade. O diretor da Obra Cultural da FUNIBER também destaca que a coleção mostra uma representação da evolução estilística de Tàpies, desde os tempos de Dau al Set (1948) até a década de 1980.

Essa exposição também contém três livros ilustrados por Tàpies, editados por Barbarà. Um deles é L’estació (1984), feito com o poeta catalão J.V. Foix, o segundo é El Pa a la barca (1963)uma obra com versos de Joan Brossa, e o terceiro é Repertorio de junio (1980), realizado com o poeta Jorge Guillén.

Por fim, além das gravuras de Tàpies, a coleção do gravador Barbarà é composta por duas obras desse pintor e gravador catalão, que mostram que o artista foi uma figura importante na pintura espanhola recente.

A exposição coincide com a comemoração do centenário do nascimento de Tàpies. Promovida pela Fundació Antoni Tàpies, o objetivo deste evento é analisar em profundidade a obra e o pensamento do artista, divulgá-los nacional e internacionalmente e contribuir para a atualização de leituras e a construção de novas perspectivas.