A IV edição do Congresso Internacional de Ação Climática (CIACC 2025), organizado pela Fundación Universitaria Iberoamericana (Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER), a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e a Fundación Empresa & Clima (Fundação Empresa e Clima, FEC), encerra com sucesso.
Foram realizadas seis sessões com o objetivo de analisar os desafios atuais juntamente com destacados especialistas nacionais e internacionais, através de palestras e mesas redondas para promover o intercâmbio de ideias e soluções.
Primeira sessão
A primeira sessão, intitulada «Restauração da Natureza e Biodiversidade», moderada pelo Sr. Joan Pino, diretor do CREAF e professor de Ecologia da UAB, destacou a importância da recente aprovação da Lei de Restauração da Natureza pela União Europeia. Esta lei visa reverter a perda de biodiversidade e restaurar ecossistemas degradados, sublinhando a necessidade de um modelo produtivo mais sustentável e resiliente.
A palestra magistral ficou a cargo do Sr. Jordi Cortina-Segarra, professor de Ecologia na Universidade de Alicante. Posteriormente, foi realizada uma mesa redonda com a participação do Sr. Adrián Escudero, professor de Ecologia e diretor do Instituto de Investigação em Mudanças Globais (IICG-URJC); a Sra. Cristina Vaquero, diretora de Sustentabilidade e Impacto Positivo da L’Oreal Espanha; a Sra. Alicia Pérez-Porro, responsável pela Interação Política e Relações Institucionais do CREAF; e o Sr. Pancho Purroy, diretor da Land Life em Espanha e Portugal.

Segunda sessão
A segunda sessão centrou-se no tema «A Matriz de Dupla Materialidade e a sua Aplicação nos Relatórios de Sustentabilidade» e foi moderada pela Sra. Núria del Pozo, responsável jurídica da Fundação Empresa & Clima. Foi explicado o princípio da dupla materialidade e a sua aplicação nos relatórios de sustentabilidade, destacando a importância de considerar os impactos sociais, ambientais e económicos nesses relatórios.
A palestra magistral foi ministrada pelo Sr. Carlos Moreno, subdiretor-geral adjunto de Normalização Contabilística e Técnica Contabilística do Instituto de Contabilidade e Auditoria de Contas (ICAC). Em seguida, realizou-se uma mesa redonda com a participação da Sra. Inés García-Pintos, professora e consultora sénior em sustentabilidade; o Sr. Ignacio Hernández-Ranera, consultor de sustentabilidade na 17ODS; a Dra. María Mora, Conselho de Administração da XBRL International e Diretora de Inovação na Fujitsu; e a Sra. Elisa Pirisi, responsável pelo Serviço de Relatórios GRI.

Terceira sessão
A terceira sessão abordou o tema «Como as alterações climáticas afetam a saúde das pessoas?», moderado pela Sra. Núria del Pozo, com foco na ameaça que as alterações climáticas representam para a saúde global. Foram discutidos os possíveis impactos das alterações climáticas na saúde das pessoas, incluindo doenças respiratórias, ondas de calor e outros fenómenos extremos.
A Sra. María Walavender, investigadora sobre alterações climáticas e saúde na Lancet Countdown, proferiu a palestra magistral. Além disso, foi realizada uma mesa redonda com a participação do Dr. Julio Díaz, codiretor da Unidade de Alterações Climáticas, Saúde e Ambiente Urbano do Instituto de Saúde Carlos III; Isis Riquelme, CEO/fundadora da Chucaw, inovadora social, educadora ambiental e ativista socioambiental; e a Dra. Adonina Tardón, professora emérita de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Universidade de Oviedo.

Quarta sessão
O Sr. Miquel Rovira, diretor da Área de Sustentabilidade da Eurecat, moderou a quarta sessão intitulada «Soluções baseadas na natureza e suas aplicações industriais». A sessão centrou-se nas soluções baseadas na natureza para enfrentar desafios como a escassez de água, os desastres naturais e as alterações climáticas. Destacou que ecossistemas saudáveis proporcionam benefícios como redução de emissões, recursos hídricos garantidos e segurança alimentar.
A palestra magistral ficou a cargo do Sr. Carles Ibáñez, diretor do Centro de Resiliência Climática e investigador sénior da Unidade Tecnológica de Soluções Climáticas e Serviços Ecossistémicos da EURECAT. Posteriormente, realizou-se uma mesa redonda na qual participaram a Sra. Gloria Calderón Peña, coordenadora do Projeto Implementação Territorial ECDBC e da SolNatura no Fondo Acción; o Sr. Eduardo de Miguel, diretor da Fundação Global Nature; a Sra. Juliana Mutis, diretora geral e fundadora da minkadev, e o Sr. Antonio Pérez-Lepe, gerente de Inovação e Tecnologia da Fundação Repsol.

Quinta sessão
A quinta sessão do congresso, moderada pelo Sr. Ángel Suárez Paraja, CEO da EcoDualba Gestión, S. L., centrou-se em «O hidrogénio e as suas aplicações na indústria». Durante esta sessão, foi discutido o papel crucial do hidrogénio na transição energética e a sua capacidade de reduzir as emissões. Foi destacado que as células de combustível podem ser produzidas a partir de diversas fontes, como água e biomassa.
A palestra magistral foi ministrada pelo Sr. Bamidele Adebisi MBE, professor da Universidade Metropolitana de Manchester e diretor do Conselho da Associação Comercial da Associação Africana de Hidrogénio. Em seguida, realizou-se a mesa redonda com as intervenções do Sr. Héctor Carbonell, diretor de H2 e Transição Energética para o Sul da Europa da Carburos Metálicos; Adriana Mantilla, geofísica sénior da Xcalibur Smart Mapping; Jorge Palomar, diretor de Desenvolvimento de Hidrogénio da Iberdrola, e Maribel Rodríguez, diretora de Hidrogénio da Repsol.

Sexta sessão
A sexta e última sessão do Congresso Internacional de Ação Climática 2025, intitulada «Eficiência Energética e Construção Sustentável», foi moderada pela Central Lechera Asturiana Sociedad Agraria de Transformación. Durante esta sessão, foi abordada a importância da construção sustentável para reduzir o impacto ambiental dos edifícios e contribuir para a luta contra as alterações climáticas. Foi destacado que a construção sustentável não só oferece conforto e segurança, mas também reduz o impacto no ambiente ao longo de toda a vida útil do edifício.
A palestra magistral ficou a cargo do Sr. Desmond Wheatley, presidente e CEO do Conselho de Administração da Beam Global. Participaram da mesa redonda o Sr. Ignasi Cubiñá, diretor de Estratégia e Sustentabilidade (CSSO), sócio e membro do Conselho de Administração do Grupo Construcía. Co-fundador da Eco Intelligent Growth; o Sr. Miguel Ángel Gallardo, diretor da Unidade de Negócios de Espanha e Portugal na ROCKWOOL Peninsular; o Sr. Antonio García Martínez, doutor, arquiteto e investigador da Universidade de Sevilha; e o Sr. Jordi Portabella, diretor de Sustentabilidade do Fútbol Club Barcelona.

Encerramento do CIACC 2025
O encerramento do evento contou com a presença de Elvira Carles, diretora da Fundação Privada Empresa e Clima; Roberto Media, conselheiro de Desenvolvimento, Habitação, Ordenamento do Território e Meio Ambiente da Cantábria; e Rubén Calderón, reitor da UNEATLANTICO.
A Fundação Empresa e Clima já propôs as datas de 30 de junho, 1 e 2 de julho de 2026 para a próxima edição do congresso.