2º Fórum Ibero-Americano e da Iberofonia termina com um dia de sucesso em Oviedo

2º Fórum Ibero-Americano e da Iberofonia termina com um dia de sucesso em Oviedo

O II Fórum Ibero-Americano e Iberofonia organizado pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), com o apoio da Academia de Diplomacia do Reino da Espanha, da Associação Ibero-Americana de Comunicação (ASICOM) e a Fundação Gustavo Bueno (FGB), foi concluído com sucesso na Universidad de Oviedo.

No marco deste segundo fórum, o Diretor de Relações Institucionais e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, o Dr. F. Álvaro Durántez Prados apresentou o estado atual do Espaço Multinacional dos Países de Língua Espanhola e Portuguesa. Esse espaço, conhecido como “espaço pan-ibérico” ou iberofonia, é um conglomerado que reúne quase 900 milhões de pessoas e mais de 30 países de todos os continentes.

O fórum concentrou-se em destacar a afinidade substancial entre os dois principais idiomas ibéricos, o espanhol e o português, que são os únicos grandes idiomas internacionais que são, em geral, mutuamente inteligíveis. Esse  espaço pan-ibérico é o resultado da soma da Comunidade Ibero-Americana de Nações e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, representando assim o primeiro bloco geolinguístico do mundo.

Nos últimos anos, houve um progresso concreto na articulação desse espaço, o que contribuiu para aumentar a visibilidade e a influência internacional dos países iberofônicos. Além disso, foi promovida a cooperação horizontal e triangular entre os Estados das Américas, Europa, África e Ásia, buscando equilibrar os aspectos homogeneizadores e as visões de mundo da globalização atual.

O 2º Fórum Ibero-Americano e da Iberofonia foi uma oportunidade crucial para que os órgãos oficiais enfrentassem conjuntamente esse desafio, com uma visão de futuro. Foi um chamado para enfrentar um desafio que beneficia todos os povos de língua espanhola e portuguesa do mundo, bem como a comunidade internacional como um todo.

Malek Twal, Embaixador da Liga dos Estados Árabes no Reino da Espanha, destacou as boas relações que os países árabes mantêm com a Espanha, declarando que a diplomacia “é a arte de administrar as relações internacionais com negociação e diálogo”, enfatizando a necessidade de trabalhar para a construção da paz, a fim de pôr fim aos conflitos armados.

Posteriormente, foi realizada uma mesa redonda para discutir “A importância da diplomacia nas relações internacionais”, com a participação do embaixador de Angola, Alfredo Dombe; do diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, o dr. Durántez; o diretor da FGB, Gustavo Bueno; o cônsul geral do Uruguai na Espanha, Ramiro Rodríguez Bausero; o vice-reitor de Relações Institucionais da Universidade de Oviedo, Humberto Rodríguez; o presidente da Academia de Diplomacia, Santiago Velo de Antelo; e a vice-presidente da ASICOM, Laura Galguera. Durante a reunião, o Vice-Reitor de Relações Institucionais da Universidade de Oviedo enfatizou a importância de “expandir a cooperação entre países que compartilham raízes culturais semelhantes e o mesmo idioma”.

A mesa redonda culminou com a ideia de fortalecer o espaço iberofônico, dada a sua importância na estrutura geopolítica e de cooperação internacional.