FUNIBER participa na celebração da Mesa Redonda na Embaixada de Angola em Espanha alusiva ao I aniversário da visita dos Reis de Espanha a Angola

FUNIBER participa na celebração da Mesa Redonda na Embaixada de Angola em Espanha alusiva ao I aniversário da visita dos Reis de Espanha a Angola

A Embaixada da República de Angola no Reino de Espanha organizou na última quinta-feira, 8 de Fevereiro em Madrid, Espanha, uma mesa-redonda em comemoração ao primeiro aniversário da histórica visita de Suas Majestades, os Reis da Espanha à República de Angola. Teve como anfitrião Sua Excelência, Alfredo Dombe, Embaixador de Angola no Reino da Espanha, e contou com a participação da Directora para África do Governo Espanhol, Alicia Rico Pérez del Pulgar, José Segura Clavell, Director da Casa África e do Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, Director de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e da Iberofonia.

Num clima de fraternidade, foram pronunciadas várias exposições sobre o impacto da cooperação económica entre Angola e Espanha, para o desenvolvimento da República de Angola, onde a ideia da Iberofonia foi a tónica dominante ao longo do debate.

A sessão, moderada por Emília Almeida, conselheira económica da Embaixada de Angola no Reino de Espanha, foi inaugurada com uma mensagem de boas-vindas do Embaixador Angolano em Espanha, Alfredo Dombe, que sublinhou a amizade e a cooperação entre Espanha e Angola, num momento em que se abre “um novo capítulo das relações” e se “reforça a aliança” nos âmbitos comercial e cultural. O Embaixador Dombe espera que o evento seja um “catalizador de um pensamento estratégico e de atitudes importantes para novas alianças”.

Por outro lado, o Embaixador Angolano mencionou como exemplo da cooperação hispano-angolana em matéria de educação a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), situada no coração de Angola, na província do Bié desenvolvida pela FUNIBER. Dombe define “a língua espanhola tem que ser entendida e aprendida” em Angola.

A Directora para África do Governo Espanhol, Alicia Pérez del Pulgar, referiu-se igualmente à UNIC e à cooperação educativa, afirmando que “este grande espaço da Iberofonia constitui um vínculo de valores culturais como o que temos na Comunidade Ibero-Americana de Nações”. Rico Pérez recordou o grande conteúdo político e simbólico da viagem dos Reis, que foi precedido por uma visita do Presidente Angolano a Espanha.

Angola é um sócio e referência para o Governo Espanhol, que está comprometido com o apoio financeiro à internacionalização de empresas espanholas em Angola. Espanha é o terceiro maior país europeu importador do crude de Angola e ainda destacou as operações em marcha de Navantia y Airbus.

José Segura Clavell, Director de Casa África (sediada em Las Palmas das Ilhas Canárias), falou sobre os acordos na COP 28: Cooperação entre África e Europa em transição energética: Hidrogênio verde. Segura Clavell declarou que Angola é “um país estável” e felicitou as organizações por “recordar a visita do Rei para estreitar relações”. Junto a membros da comunidade angolana e espanhola e empresários espanhóis.

Neste contexto, Álvaro Durántez, destacou os principais feitos na evolução histórica das relações hispano-angolanas, qualificadas de “excelentes”, considerando que Angola, em colaboração com países amigos como Espanha, poderá realizar “uma aproximação substantiva à Comunidade Ibero-Americana, contribuindo assim de maneira decisiva na articulação do espaço intercontinental da Iberofonia, que inclui a países Africanos, pois, o lógico efeito-tracção favorecerá a vinculação geral do conjunto hispanofalante e lusófono”. Por outro lado, Durántez afirma que Angola é um ponto de equilíbrio” entre a África do Sul e Nigéria.

O evento contou com a presença dos Embaixadores africanos, especialmente de lusófonos africanos de Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e hispanofalante da Guiné Equatorial, contou também com a presença do Embaixador de Portugal e outros altos representantes de países de língua espanhola e portuguesa.