A Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLÂNTICO) assinaram um convênio de colaboração com o Centro Internacional de Posgrados de Guinea Ecuatorial “Verónica Eyang” (Centro Internacional de de Pós-Graduação de Guiné Equatorial “Verónica Eyang”, CIPVE) e a Academia Ecuatoguineana de la Lengua Española (Academia Equato-guineense de Língua Espanhola, AEGLE).
O diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), F. Álvaro Durántez Prados, o reitor da UNEATLÂNTICO, Rubén Calderón Iglesias, e Fernando Ignacio Ondo Ndjeng Afang, presidente do Centro Internacional de Postgrados de Guinea Ecuatorial «Verónica Eyang» (CIPVE) e membro titular da Academia Ecuatoguineana de la Lengua Española (AEGLE), formalizaram este acordo cujo principal objetivo é fortalecer e desenvolver programas acadêmicos, científicos e culturais, bem como o intercâmbio de professores e profissionais entre as instituições signatárias.
O convênio destaca o compromisso compartilhado pelas quatro entidades de promover o conhecimento e fortalecer os laços entre os países de língua espanhola. Por meio desse acordo, busca-se também ressaltar a identidade e a dimensão africana, especialmente a equato-guineense, no espaço multinacional da Iberofonia, mediante a difusão da cultura hispânica e do idioma espanhol.
As áreas de colaboração incluem o desenvolvimento de projetos de cooperação nacional e internacional, a difusão de programas acadêmicos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado na Guiné Equatorial e a organização de conferências, cursos e reuniões conjuntas. Além disso, será dada ênfase especial à formação de professores de espanhol como língua estrangeira, impulsionando uma poderosa oferta educacional para o continente africano.
Do mesmo modo, o convênio também estipula a criação de um escritório de representação da FUNIBER nas instalações do CIPVE em Bata, em Guiné Equatorial, para facilitar a gestão de bolsas de estudo e programas acadêmicos por meio dos quais estudantes e alunos equato-guineenses possam beneficiar-se.
Esse acordo busca, ainda, promover o progresso cultural, econômico e social mediante a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições signatárias. Além disso, consolida uma aliança estratégica que promete grandes benefícios para o âmbito educativo e cultural dos países hispanofalantes.
Convênio específico entre FUNIBER e Centro Internacional de Posgrados de Guinea Ecuatorial
Por sua vez, os representantes da Fundação Universitária Iberoamericana e do Centro Internacional de Posgrados de Guinea Ecuatorial assinaram um acordo bilateral específico destinado à formação na modalidade a distância em mais de 80 programas acadêmicos de pós-graduação, incluindo especializações, mestrados e doutorados, com ênfase na titulação de professores em linguística aplicada ao ensino do espanhol como língua estrangeira. Essa medida promoverá, em Guiné Equatorial, a criação de uma poderosa oferta de ensino de espanhol para todo o continente africano, um objetivo estratégico no marco da Iberofonia.