UNEATLANTICO acolhe uma exposição com várias colecções do artista Salvador Dalí

UNEATLANTICO acolhe uma exposição com várias colecções do artista Salvador Dalí

Federico Fernández, diretor da Obra Cultural da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) e da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e decano da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da universidade, apresentou recentemente a exposição do artista Salvador Dalí intitulada “A loucura lúcida”.

Esta exposição única reúne uma série de obras notáveis, incluindo “A Tauromaquia”, “As Fábulas de La Fontaine” e uma homenagem ao pintor espanhol Gaspar de Quevedo, composta por 6 obras.

A inauguração de “A loucura lúcida” teve lugar na sexta-feira, 4 de outubro, na sala de exposições da universidade, no âmbito da cerimónia de abertura do novo ano académico. Esta coleção é uma viagem através de várias interpretações artísticas e literárias divididas em quatro séries produzidas entre 1967 e 1975. O trabalho de Dalí caracteriza-se por ser ilógico e irracional, o que se reflecte nas suas obras, muitas das quais inspiradas em obras de Picasso e Goya. “Dalí, como disse o próprio Freud, faz emergir as suas obsessões e paranóias dos sonhos, apresentados com uma intensidade hiper-real nas suas telas”, acrescentou Fernández.

A coleção de “As Fábulas de La Fontaine” de Salvador Dalí também pode ser vista. Trata-se de ilustrações inspiradas no livro homónimo escrito por Jean de La Fontaine em 1668.

Por seu lado, a homenagem ao pintor Gaspar de Quevedo é uma combinação de 6 obras, nas quais se podem observar diferentes silhuetas, como figuras de corpos esticados, entre outras. A exposição estará patente até 28 de fevereiro de 2025.

A FUNIBER e a UNEATLANTICO mantêm seu compromisso com a promoção da arte, ampliando seu trabalho cultural. É por isso que, com “La lúcida locura”, a universidade não só enriquece o panorama cultural, mas também fortalece os seus laços com instituições académicas globais através de iniciativas conjuntas e eventos especiais.