Com o objetivo de promover alianças estratégicas, a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), com sede em Moçambique, recebeu a delegação dos Serviços de Assuntos Sociais do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo.
A reunião, realizada na sede da FUNIBER em Maputo, contou com a presença dos Serviços de Assuntos Sociais do Conselho dos Serviços de Representação do Estado da cidade de Maputo, chefiado por Armando João Mutemba, e de José Amaro, diretor da FUNIBER Moçambique. Durante a reunião, foram exploradas oportunidades de cooperação técnica internacional nas áreas de aprendizagem ao longo da vida, ação social e cultural.
Durante a jornada, foi destacado o compromisso da FUNIBER com a educação inclusiva e a acessibilidade acadêmica por meio de seu Programa de Bolsas de Formação. A partir das discussões, chegou-se a um acordo preliminar para colaborar na formação de professores, com ênfase especial na inclusão de crianças com deficiências motoras e sensoriais. Da mesma forma, foi abordada a necessidade de facilitar o acesso equitativo a bolsas de estudo para programas de pós-graduação nas universidades da rede FUNIBER, beneficiando estudantes da região.
Entre as iniciativas discutidas, destacou-se a organização conjunta de atividades culturais, promovida pela Obra Cultural da FUNIBER e pela Universidade Europeia do Atlântico. Essa plataforma promove a cultura por meio de concertos e exposições artísticas que já foram apresentadas em várias regiões da África, especialmente em Angola. As coleções da Obra Cultural incluem peças de artistas renomados como Dalí, Miró e Picasso. Em curto prazo, uma exposição está planejada para ser organizada em Maputo para levar essas obras à comunidade local.
A visita lançou as bases para futuras colaborações entre a FUNIBER Moçambique e a Secretaria de Estado ao nível da cidade de Maputo, visando a assinatura de um memorando de entendimento para fortalecer a educação, a cultura e a cooperação internacional no país.