Maurizio Battino está entre os pesquisadores mais citados do mundo pelo décimo ano consecutivo

Maurizio Battino está entre os pesquisadores mais citados do mundo pelo décimo ano consecutivo
Foto do Dr. Maurizio Battino durante o 8º Simpósio Internacional sobre Fitoquímicos em Medicina e Alimentos.

O Prof. Maurizio Battino, diretor científico da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) eda Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), foi incluído pelo décimo ano consecutivo na lista dos pesquisadores mais citados compilada pela agência Clarivate Analytics.

No total, os 6.636 cientistas mais citados em 2024 vêm de mais de 1.200 instituições em 59 países e regiões. A lista inclui pesquisadores que publicaram o maior número de artigos altamente citados, ou seja, aqueles que estão entre os 1% dos artigos mais citados do mundo em seu campo na última década.

Maurizio Battino, professor de Ciência dos Alimentos na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Università Politecnica delle Marche (UNIVPM), tem uma longa carreira profissional e acadêmica. Ele se formou em Biologia na Universidade de Bolonha e, posteriormente, obteve seu PhD com uma tese sobre ubiquinonas. Em maio de 2001, a Universidade de Ancona, agora Università Politecnica delle Marche, reconheceu-o como “melhor pesquisador do ano” pela alta qualidade de sua produção científica, enquanto em 2008 ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Medicina e Farmácia “Carol Davila ” em Bucareste, Romênia.

Graças a vários artigos publicados em revistas científicas de alto impacto, o Prof. Battino chegou mais uma vez a essa prestigiosa classificação. Essa impressionante conquista, alcançada por dez anos consecutivos, deve-se à alta relevância de suas publicações relacionadas à bioquímica nutricional e às propriedades de substâncias bioativas de origem vegetal, com aplicações em estudos sobre envelhecimento, doenças cardiovasculares, obesidade e câncer, entre outros.

Junto com Battino, também comemoram essa conquista Francesco Regoli, diretor do Departamento de Ciências da Vida e do Meio Ambiente e professor de Biologia Aplicada da UNIVPM, e Francesca Giampieri, que há seis anos figura nessa prestigiosa lista e é pesquisadora do Departamento de Ciências Clínicas Especializadas e Odontostomatológicas da FUNIBER e professora da UNEATLANTICO.

Maurizio Battino também é diretor internacional da Área de Saúde e Nutrição da FUNIBER, graças à qual instituiu, desde 2005, na Universidade Politécnica de Marche, na Itália, uma série de Programas de Pós-Graduação no campo da nutrição, dos quais é coordenador com um enorme sucesso de inscrições.