Alfredo Dombe, embaixador de Angola na Espanha, visita a sede da FUNIBER na Espanha

Alfredo Dombe, embaixador de Angola na Espanha, visita a sede da FUNIBER na Espanha
Da esquerda para a direita, o Embaixador de Angola na Espanha, Alfredo Dombe, com sua esposa, Embaixatriz Ana Maria Cardoso Dombe, e o Presidente da FUNIBER, Santos Gracia Villar.

No dia 8 de janeiro, o Embaixador da República de Angola perante o Reino da Espanha, Alfredo Dombe, realizou uma visita institucional à sede da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), localizada na cidade de Barcelona, onde foi recebido por seu presidente, Dr. Santos Gracia Villar.

Durante sua estada, o Embaixador Dombe visitou as instalações da sede central e conheceu as equipes de trabalho que gerenciam os diferentes departamentos da Fundação. Além disso, ele teve a oportunidade de se aprofundar na proposta educacional e nos projetos que a FUNIBER desenvolve em diferentes regiões, principalmente no continente africano. Anteriormente, o Embaixador Dombe visitou o campus da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), da Rede Universitária da FUNIBER, onde participou como paraninfo na cerimônia de graduação de Engenharia em 2024, na qual se formaram estudantes angolanos.

A FUNIBER mantém uma presença importante em Angola, principalmente por meio da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC). Desde sua inauguração, em 2021, essa instituição conseguiu se posicionar entre as melhores universidades do país. Em 2022, ocupou o quarto lugar e, em 2024, foi reconhecida como a segunda melhor universidade de Angola reconhecida como a segunda melhor universidade de Angola, segundo a classificação da Webometrics. Isso reflete o impacto positivo que o projeto educacional da FUNIBER teve no país. Além disso, como parte de seu modelo de aprendizagem, a UNIC realiza o ensino de espanhol durante o primeiro ano de graduação. Da mesma forma, seus alunos podem completar seus últimos anos de estudos na UNEATLANTICO, com base no acordo estabelecido entre as duas instituições de ensino superior, e obter, se assim o desejarem, uma dupla titulação angolana-espanhola. Nesse sentido, a UNIC consolida-se como um pilar fundamental da relação entre ambos os países no âmbito educativo.

Cabe destacar que, nesse contexto, como parte das ações que a FUNIBER promove para fortalecer a relação e a colaboração com a Angola, o Dr. Santos Gracia visitou recentemente o país, onde se reuniu com o Ministro de Cultura e Turismo (MINCULTUR), Dr. Filipe Zau. Durante o encontro, assinaram um memorando de entendimento para impulsionar projetos culturais, acadêmicos e científicos em benefício da nação.

A visita do Embaixador Dombe reafirma o compromisso mútuo de continuar fortalecendo as iniciativas conjuntas que promovem o acesso a uma educação de excelência e contribuem para o desenvolvimento sustentável em Angola, com um impacto que transcende suas fronteiras.