Os organizadores do Prêmio Internacional Pré-Universitário FUNIBER Pesquisa comemoram o sucesso da primeira edição deste concurso, que contou com a participação de estudantes, de professores e de escolas de diferentes países. Ao todo, participaram centros educativos do Brasil, da Colômbia, do Equador, da Guatemala, de Honduras, do México, da Nicarágua, do Panamá, da República Dominicana e da Venezuela.
Foram 25 projetos inscritos, com ideias inovadoras, observação ao entorno e propostas de aplicação comunitária e relevância social ou ambiental, buscando analisar problemas locais ligados aos objetivos da Agenda 2030. Parabéns a todos os participantes!
Na primeira fase, o júri escolheu cinco projetos finalistas para a defesa oral, realizada em 18 de fevereiro. Após essa última etapa, o júri avaliou a apresentação dos estudantes, agregando pontos a cada projeto de pesquisa inscrito.
Anúncio dos ganhadores
1.º lugar: “Trastorno de ansiedad social en adolescentes del colegio Gimnasio Campestre” (Transtorno de ansiedade social em adolescentes do Colégio Gimnasio Campestre), Colégio Gimnasio Campestre, Colômbia. Professora Tatiana Mendoza Cardozo e estudantes Paula Gutiérrez e Sharom Martínez.
2.º lugar: “Fitorremediación y filtración de aguas contaminadas del río Machángara, Quito – Ecuador” (Fitorremediação e filtragem de águas contaminadas do rio Machángara, Quito – Equador), Colégio ISM North, Equador. Professor Igor Miguel Sánchez Zarria e estudantes Victoria Emilia Paredes Trujillo e Camila Anahí Suárez Mármol.
Menções honrosas
“Establecimiento de meliponarios de abejas nativas sin aguijón (ansa) con grado sexto en el Colegio Gimnasio Campestre de la ciudad de Ibagué” (Estabelecimento de meliponários de abelhas nativas sem ferrão (ansa) com a sexta série do Colégio Gimnasio Campestre na cidade de Ibagué) – Colégio Gimnasio Campestre, Colômbia. Professora Tatiana Mendoza e estudantes Gabriel Vásquez, Samuel Quijano e Sara Gutiérrez.
Além disso, são concedidos certificados de reconhecimento aos projetos finalistas por seu excelente trabalho:
- “Propuesta de un experimento para validar condiciones de vida bacteriana metanófila en Titán y su uso para combatir el cambio climático” (Proposta de um experimento para validar as condições de vida bacteriana metanófila em Titã e seu uso para combater as mudanças climáticas), Colégio Alemão Alexander von Humboldt, México, professora Gabriela Elizabeth Covantes Rosales e estudante Noémie Morales Jung.
- “Recuperação do Cerrado: Implantação de uma Estufa de Mudas Nativas como Estratégia de Preservação e Educação Ambiental”, CEPI Oemis Virginio Machado, Brasil, professor Adão Gonçalves de Oliveira Júnior e estudantes.
Veredicto do júri
O júri avaliou positivamente a qualidade dos projetos apresentados e, especialmente, os finalistas que demonstraram conhecimento do tópico abordado e habilidades para interpretar, analisar, avaliar e propor estudos e intervenções para seu entorno.
“Felicitações a todos os finalistas e, especialmente, aos vencedores. Que chegue a todos vocês o encorajamento de manter a curiosidade e continuar pesquisando”, afirma Cristina Ceballos Araoz, coordenadora acadêmica da área de psicologia da FUNIBER e membro do júri.
Mais informações:
Lançamento do Prêmio Internacional Pré-Universitário FUNIBER Pesquisa