Obra Cultural FUNIBER e UNEATLANTICO inauguram exposição ‘La Celestina’ de Pablo Picasso no Panamá

Obra Cultural FUNIBER e UNEATLANTICO inauguram exposição ‘La Celestina’ de Pablo Picasso no Panamá

Obra Cultural FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) inauguraram no dia 13 de maio a exposição La Celestina, de Pablo Picasso, no Centro Cultural da Espanha na Cidade do Panamá, com o apoio da Embaixada da Espanha no Panamá.

A exposição foi inaugurada por S. Exa. Guzmán Palacios Fernández, embaixador da Espanha no Panamá, Sr. Gregorio Urriola Candanedo, diretor da sede panamenha da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), e Sra. Elena González, diretora do Centro Cultural da Espanha. O evento também contou com a presença de membros do corpo diplomático, gestores culturais, personalidades acadêmicas e o público apreciador das belas artes.

O embaixador Palacios destacou a intensa colaboração entre a FUNIBER e a Embaixada da Espanha no Panamá para construir pontes por meio das artes, além de sua proverbial tarefa de aprimoramento educacional e a mobilização de cidadãos panamenhos para estudar na Espanha. Da mesma forma, a diretora do Centro Cultural da Espanha agradeceu por esta nova exposição que a FUNIBER dispõe aos panamenhos mediante esta janela cultural em uma série que abrange um amplo arco temporal. Por sua vez, o professor Urriola Candanedo fez uma breve dissertação sobre o contexto criativo das gravuras expostos e seu valor como síntese na produção da última fase criativa de um Picasso quase nonagenário.

Em 1971, Picasso extraiu sessenta e seis gravuras da série 347, produzida em 1968, para serem incluídas na edição do livro La Célestine, do escritor espanhol Fernando de Rojas, que o l’Atelier Crommelynck estava preparando.

Dois tratamentos contrastantes podem ser vistos nessas gravuras da Celestina: Por um lado, as dinâmicas, em que os personagens correm, fogem ou irrompem, mesmo a cavalo, diante de mulheres que reagem à ação invasiva, fugindo ou permanecendo firmes, sendo vítimas ou cúmplices de seu próprio sequestro. Por outro, há os estáticos, nos quais um ou mais cavalheiros desfrutam da contemplação do corpo seminu da dama, exibido a potenciais clientes pela alcoviteira; ou a sua simples exposição frontal em um ou outro grau de nudez, sozinha ou sendo objeto de cortejo pelos conhecidos voyeurs.

A exposição ficará aberta até 27 de junho. Durante esse período, haverá visitas guiadas, bem como uma série de palestras do diretor da FUNIBER no Panamá, organizadas para sindicatos e grupos interessados.