Obra Cultural FUNIBER e Universidad Europea del Atlántico celebram a inauguração da exposição “Tàpies, coleção do gravador Barbarà”, em Porto Rico

Obra Cultural FUNIBER e Universidad Europea del Atlántico celebram a inauguração da exposição “Tàpies, coleção do gravador Barbarà”, em Porto Rico

Obra Cultural FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), em colaboração com a Universidad Internacional Iberoamericana (Universidade Internacional Iberoamericana, UNIB) e o Museu de História e Arte de Carolina, inaugurou no dia 29 de agosto a exposição “Tàpies, coleção do gravador Barbarà” (Tàpies, colección del grabador Barbarà)mostra destacada que reúne uma cuidadosa seleção de obras do renomado gravador Barbarà.

A exposição estará aberta ao público de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 16h00, nas instalações do museu em Carolina, Porto Rico, até 14 de novembro de 2025.

A cerimônia de abertura contou com a presença de ilustres autoridades acadêmicas, entre elas Dra. Carol Morales, reitora da UNIB; Yaira Velázquez, diretora de Administração e Finanças; e Odalys Ocasio, diretora de Assuntos Acadêmicos, representando a UNIB e a FUNIBER. Além disso, estava presente Sra. Michelle Gil, diretora do Departamento de Desenvolvimento Turístico e Cultural do Município de Carolina, que, com sua equipe, contribuíram para uma jornada inaugural bem-sucedida.

O evento reuniu representantes de diversas comunidades culturais e participantes de todas as idades, gerando um ambiente enriquecedor e diversificado no qual o diálogo e a apreciação da arte contemporânea foram incentivados.

A mostra apresenta 29 gravuras que refletem a rica diversidade de estilos e a evolução artística de Tàpies ao longo de sua carreira. Cada peça oferece uma visão aprofundada de suas mudanças estilísticas, desde suas primeiras explorações até suas obras mais maduras, nas quais se destaca como Tàpies empregou simbolismos complexos que dialogam com elementos científicos e abstratos.

Conforme explicado por Federico Fernández, diretor da Obra Cultural, as obras permitem apreciar um amplo repertório estilístico do artista, oferecendo aos visitantes uma experiência visual rica e variada. A exposição também inclui três livros ilustrados por Antoni Tàpies, editados por Barbarà, que complementam a jornada artística com uma visão mais íntima e reflexiva do legado do artista catalão.

Antoni Tàpies, uma figura central da segunda vanguarda espanhola, estabeleceu-se como referência na pintura do século 20. Joan Barbarà, por sua vez, foi um artista excepcional que desempenhou um papel crucial na disseminação da arte, recebendo em seu estúdio figuras importantes como Joan Miró, Picasso e Matisse.

Com essa iniciativa, a Obra Cultural FUNIBER e a UNEATLANTICO reforçam seu compromisso com a promoção da arte e da cultura como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento social e educacional. Alinhada à sua missão institucional de oferecer igualdade de oportunidades e um modelo de ensino centrado no estudante, a universidade continua a consolidar sua posição como referência cultural e acadêmica na região.