Grupo de pesquisa em que a FUNIBER colabora recebe validação

Grupo de pesquisa em que a FUNIBER colabora recebe validação
O Grupo Operativo de Investigación y Desarrollo de Productos de la Molinería (GODIMO), do qual a FUNIBER colabora , por meio Centro de Investigación y Tecnología Industrial de Cantabria (CITICAN) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), recebeu recentemente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pesca, Alimentação e Ambiente do Governo da Cantábria (Espanha)a validação e financiamento para o início da sua atividade.

O Grupo Operativo de Investigación y Desarrollo de Productos de la Molinería (GODIMO), do qual a FUNIBER colabora , por meio Centro de Investigación y Tecnología Industrial de Cantabria (CITICAN) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), recebeu recentemente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pesca, Alimentação e Ambiente do Governo da Cantábria (Espanha)a validação e financiamento para o início da sua atividade. 

A UNEATLANTICO e o CITICAN trabalharão em conjunto com o Laboratório de Microbiologia e Genética Molecular Pepanpi, o Centro de Asesoramento Nacional Ramón de Cangas e as empresas Vega PelayoA Constancia e Panadería La Asunción em projetos de P&D relacionados com produtos de moagem. 

Como eixo de pesquisa conjunto, pretende-se desenvolver alimentos que tragam benefícios para a saúde e que, simultaneamente, tenham qualidade superior em todas as áreas: nutricional, sensorial, saúde e comercial.

A UNEATLANTICO fornecerá apoio técnico-científico e de treinamento (quando necessário) nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, nutrição humana e dietética, comunicação ou produção audiovisual, entre outras.

A aspiração da GODIMO é pesquisar e desenvolver novos produtos ou alimentos funcionais de segunda geração (especificamente pães pré-cozidos), com a visão de desenvolver produtos de moagem saudáveis ​​com a mais alta qualidade sensorial e nutricional, ao mesmo tempo em que cuida da qualidade sanitária e comercial, tudo isso pode ser considerado uma proposta de inovação radical.

Os membros do grupo contribuem com a sua experiência durante os últimos oito anos em trabalhos de investigação especializada na moagem de produtos e derivados, bem como numa série de projetos anteriores que lhes permitiram dar passos neste sentido. No entanto, a constituição formal deste Grupo Operacional permitirá continuar a investigação e melhorar os produtos anteriormente concebidos por qualquer uma das partes (isoladamente) ou por meio de projetos de I&D com a participação apenas de alguns membros.

Uma das pesquisas de melhoria levantadas centra-se no aumento do tempo de validade por se tratar de um produto fresco cujo prazo de validade mal chega a dois dias. Em princípio, este grupo visa atingir a fabricação centralizada de um produto pré-cozido ultracongelado que permita uma maior projeção comercial, especialmente interessado no mercado internacional.