Dr. Maurizio Battino analisa em um artigo a composição de três espécies de palmeiras na Amazônia

Dr. Maurizio Battino analisa em um artigo a composição de três espécies de palmeiras na Amazônia

O Diretor Científico da FUNIBER e da UNEATLANTICO, Maurizio Battino, publicou recentemente o artigo “Three Amazonian palms as underestimated and little-known sources of nutrients, bioactive compounds and edible insects”.

Esta pesquisa, realizada por Battino em conjunto com outros colaboradores, analisa três espécies de palmeiras amazônicas, utilizadas para fins alimentícios e medicinais: Mauritia flexuosa, Bactris gasipaes e Oenocarpus bataua.

Especificamente, o estudo se concentra em analisar os frutos e óleos obtidos dessas palmeiras, bem como as larvas de R. palmarum que se reproduziram.

“Nosso objetivo é apresentar informações pouco conhecidas que demonstrem o potencial dessas palmeiras como fontes alimentares de origem vegetal e animal com elevados valores nutricionais e funcionais”, indica o artigo.

O Dr. Maurizio Battino foi reconhecido como um dos dois cientistas mais influentes do mundo por seis anos consecutivos, de acordo com a prestigiosa agência de revisão científica Clarivate Analytics

Link ao artigo: https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2021.131273