Cátedra da FUNIBER apresenta o livro “Iberia, terra de fraternidade”, em Salamanca

Cátedra da FUNIBER apresenta o livro “Iberia, terra de fraternidade”, em Salamanca

Rafael Maldonado de Guevara y Delgado, membro da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-americanos e Iberofônicos e professor da Universidad Europea del Atáântico (UNEATLANTICO), moderou a apresentação do livro “Iberia, tierra de fraternidad” na última segunda-feira em Salamanca. A atividade fez parte do acordo assinado em março passado entre a Câmara Municipal de Salamanca e a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) para promover o papel da cidade de Salamanca como ponto de encontro do Espaço Iberofônico: o encontro dos 850 milhões de falantes de espanhol e português sem restrições geográficas.

O livro, promovido pelo EL TRAPEZIO – jornal digital ibérico em português e espanhol – foi apresentado na Sala de la Palabra do Teatro Liceo e inclui artigos de 25 autores que propõem um novo iberalismo multinível e transversal, com ênfase nos aspectos antropológico-culturais e geopolíticos. O trabalho coletivo identifica referências no passado e no presente a fim de construir, democraticamente e sem fronteiras, um futuro de fraternidade entre a Espanha e Portugal baseado na admiração mútua. Os escritores espanhóis e portugueses envolvidos estão assim relançando um projeto para unir as duas sociedades, respeitando suas respectivas instituições, e para desenvolver estratégias conjuntas em todos os níveis, de La Raya à Iberofonia, incluindo a ação concertada na União Europeia. 

Além de Maldonado, outros palestrantes na apresentação incluíram Pablo Castro, presidente da Plataforma Civil Ibérica e professor de Treinamento e Orientação ao Trabalho; Olga Afonso, portuguesa e Rayana, membro da Frente Cívico Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro; Juan Rebollo, historiador e colunista do EL TRAPEZIO, e Pablo González Velasco, coordenador geral desta mídia e PhD em Ciências Sociais da Universidade de Salamanca. O professor José Manuel Santos Pérez, diretor do Centro de Estudos Brasileiros da universidade, também participou do evento. 

Os palestrantes discutiram o papel de Salamanca na Iberofonia e apresentaram os progressos alcançados, tanto na formulação de todo um corpus teórico quanto na realização de uma série de marcos como resultado do ativismo pan-iberófono para reunir os países de língua espanhola e portuguesa em geral, e a Espanha e Portugal em particular.

Vários dos participantes mencionaram a tese sobre a Iberofonia do Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, diretor da Cátedra FUNIBER e também palestrante da UNEATLANTICO, que não pôde estar presente em Salamanca devido a sua viagem acadêmica e institucional ao Canadá. Apesar disso, Durántez, por meio de Maldonado, quis transmitir calorosas saudações aos presentes e enfatizou a necessidade de que a esfera acadêmica apoie as iniciativas provenientes da sociedade civil que facilitem o estabelecimento de laços entre os países de língua espanhola e portuguesa.

Ligações relacionadas:

Salamanca capital de la fraternidad ibérica y de la Iberofonía, a debate el próximo 23 de mayo en el Teatro Liceo