Rádio Nacional de Angola entrevista com Rafael Maldonado, diretor de Comunicação da FUNIBER

Rádio Nacional de Angola entrevista com Rafael Maldonado, diretor de Comunicação da FUNIBER

O programa Sociedade Interativa da Rádio Bié conversou com Maldonado de Guevara sobre a recente visita dos Reis da Espanha a Angola e sobre os vínculos culturais e acadêmicos entre ambos os países.

O diretor de Comunicação da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Rafael Maldonado de Guevara y Delgado, visitou recentemente os estúdios da Rádio Bié na cidade de Cuito, delegação provincial da Rádio Nacional de Angola (RNA). Concretamente, Maldonado, que também é professor da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) de Santander, participou do programa Sociedade Interativa, conduzido por Fadília Custódio, junto com Bernardo Chissende, diretor de Comunicação da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC).

A entrevista decorreu no âmbito da recente visita de Estado dos Reis da Espanha a Angola, com a apresentação da Universidade Internacional de Cuanza, promovida pela FUNIBER e pela UNEATLANTICO no centro do país africano, bem como a exposição de Joan Miró pertencente à Obra Cultural das referidas entidades espanholas.

Neste contexto, o professor afirmou que a presença dos monarcas espanhóis em Angola «marca um antes e um depois» nas relações hispano-angolanas, já tradicionalmente amigáveis. Assim, Maldonado ressaltou a importância de estreitar laços entre as duas nações por meio das semelhanças culturais, especialmente a inteligibilidade mútua entre as línguas portuguesa e espanhola. Além disso, sublinhou que Angola é um país preferencial para a ação externa espanhola e que a Espanha é um interlocutor e um parceiro ideal para que Angola se relacione com outros países América Latina e com a União Europeia, o maior ator comercial do mundo.

 

Cooperação universitária entre Angola e Espanha

Sobre a relação entre UNIC, UNEATLANTICO e FUNIBER, Maldonado declarou à RNA: «É muito enriquecedora para a população de Bié porque significa estar em contato com mais de 30 países do mundo.  Isto significa um intercâmbio de estudantes, a participação de alunos angolanos em pesquisa científica com estudantes de outros países e a transferência de conhecimentos e tecnologia; além de um intercâmbio cultural que pode ser muito enriquecedor para a sociedade do centro de Angola», concluiu o professor espanhol.

Depois da entrevista no maior programa de cultura da Rádio Bié, Maldonado e Chissende conversaram e trocaram ideias com comunicadores e responsáveis pela emissora, entre eles Fernando Chicapa, chefe de Produção.

Este slideshow necessita de JavaScript.