F. Álvaro Durántez Prados, diretor da Cátedra FUNIBER, profere a conferência “A geopolítica da Iberofonia” em um encontro acadêmico que reúne especialistas de várias universidades espanholas e brasileiras.
A Faculdade de Ciências Humanas e da Comunicação da Universidade CEU San Pablo (USP CEU), em Madri, sediou a “Conferência Brasil-Espanha de Direito Digital: um novo marco regulatório para criptoativos, serviços digitais e inteligência artificial”. O evento reuniu professores de universidades brasileiras e espanholas, além de representantes institucionais e juristas de destaque.
Como última palestra antes da cerimônia de encerramento, o Dr. F. Álvaro Durántez Prados, Diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), ofereceu uma dissertação intitulada «La geopolítica de la Iberofonía»,na qual enquadrou as análises dos especialistas ibero-americanos em Direito Digital dentro da conformação do Espaço da Iberofonia, ou seja, a confluência horizontal de países e povos de língua espanhola e portuguesa sem exclusões geográficas.
Nesse sentido, a intervenção de Durántez faz parte das atividades da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia, da qual é diretora Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia, da qual é diretor, conta com a participação de centros acadêmicos da África, América e Europa: Universidad Europea del Atlántico na Espanha (UNEATLANTICO), Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) na Angola, Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB), Fundación Universitaria Internacional na Colômbia (UNINCOL) e na Universidad Internacional Iberoamericana do México (UNINI).
O evento, entre outras instituições, foi promovido pelo Ministério da Ciência e Inovação da Espanha e pela Cátedra CEU de Direito dos Mercados Financeiros, dirigida e coordenada, respectivamente, pelos prestigiosos juristas Alfonso Martínez-Echevarría y García de Dueñas e Rafael del Castillo Ionov.
FUNIBER e CEU, colaboração em andamento
A conferência de Durántez Prados é um novo passo na crescente cooperação entre os grupos educacionais da FUNIBER e do CEU. Assim, durante o último ano letivo, o coordenador da Cátedra FUNIBER, Rafael Maldonado de Guevara y Delgado, organizou quatro palestras e uma visita acadêmica a Salamanca como parte das Jornadas de Raciocínio Jurídico organizadas pela Faculdade de Direito da USP-CEU de Madri, sob a direção do Decano Martínez-Echevarría.
Por outro lado, a Cátedra FUNIBER também assinou no último ano acadêmico uma carta de colaboração com a Cátedra Casa da Áustria do Instituto de Estudos Históricos da CEU, com o objetivo de pesquisar e divulgar conjuntamente a história e o patrimônio hispânico bem como a articulação da comunidade de países e falantes das línguas espanhola e portuguesa.