FUNIBER visita a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa

FUNIBER visita a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa

Durante a visita, deu-se início a um processo de aproximação para futuras colaborações entre FUNIBER e CPLP, com o objetivo de articular o espaço ibero-americano e lusófono.

No dia 27 de julho, o director de Relações Institucionais da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER), e professor da Universidad Europea del Atlántico, Frigdiano Álvaro Durántez Prados, e a directora da Delegação da FUNIBER em Portugal, e professora da Universidade Autónoma de Lisboa, Nancy Elena Ferreira Gomes, visitaram a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.

Os representantes da FUNIBER foram recebidos pelos membros do Secretariado Executivo, principal órgão executivo da CPLP, nomeadamente, pelo secretário executivo, Zacarias Albano da Costa, pelo director-geral, Armindo de Brito Fernandes, pela assessora política e diplomática, Ana Paula Tuavanje Elias, e pelo director de Acção Cultural e Língua Portuguesa, João Ima-Panzo.

Este encontro, considerado da máxima importância pelas partes, dá início a um processo de aproximação colaborativa orientado por objectivos claros que passam pela articulação de dois espaços naturalmente afins, ibero-americano e da lusofonia, e que constituem todo o espaço da iberofonia.

Prevê-se a assinatura de um Acordo Quadro que contemple entre as áreas de intervenção conjunta, o Ensino Superior, Tecnologia, a Cultura, e as Línguas. Nesta ocasião, o secretário executivo da CPLP, Zacarias Albano da Costa, falou sobre a necessária e inevitável aproximação dos países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes, e destacou o importante trabalho que realiza a FUNIBER como agente construtivo desta relação.

Entre as muitas ações da FUNIBER, no âmbito acadêmico se destaca a Cátedra FUNIBER de Estudios Iberoamericanos y de la Iberofonía, dirigida pelo professor doutor Álvarez Durántez Prado.

Sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A CPLP nasce em 1996, e constitui o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Do ponto de vista geográfico, a área do globo terrestre ocupada pelos nove Estados-membros da CPLP é muito vasta. São 10 742 000 km2 de terras, 7,2 por cento da terra do planeta (148 939 063 km2), espalhadas por quatro Continentes – Europa, América, África, Ásia.