No âmbito do Dia Mundial do Professor, 5 de outubro, a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), em colaboração com a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a Universidade Internacional Ibero-Americana (UNINI México), a Fundação Universitária Internacional da Colômbia (UNINCOL), a Universidade Internacional Ibero-Americana (UNIB) e a Universidade de La Romana (UNIROMANA), apresentam o Relatório Internacional Desafios da Formação de Professores 2023, com o objetivo de colocar o foco nos professores, nas suas necessidades e incentivar sistemas de formação de professores.
O relatório representa a percepção de 1.700 educadores profissionais, na sua maioria professores, sobre as necessidades e desafios de formação deste grupo. Os dados foram coletados por meio de questionários em espanhol e português, distribuídos entre profissionais de 39 países.
Além dos questionários, foram realizadas entrevistas com especialistas da área de educação para obter sua análise sobre os desafios dos professores.
Juntamente com a UNEATLANTICO, a FUNIBER também apoia a conferência “Innovación Educativa” com o palestrante espanhol Carlos Hevia-Aza, empresário, professor e coach, que recebeu o Prêmio Nacional Educaweb 2015 de Orientação Acadêmica e Profissional. A conferência será realizada presencialmente na universidade, às 12h15 (horário da Espanha), no dia 5 de outubro, mas será transmitida ao vivo.
Incentivo à comunicação para o desenvolvimento
Para incentivar o debate público sobre a formação de professores, é necessário incluir os meios de comunicação voltados para o desenvolvimento. Desde a FUNIBER, e em conjunto com a Universidade Europeia do Atlântico, incentivamos os alunos do Mestrado em Comunicação a prepararem notícias sobre os desafios da formação docente. Algumas das notícias criadas pelos alunos, produzidas voluntariamente, serão publicadas nos canais de comunicação da FUNIBER e das universidades que fazem parte da rede.
As ações para o Dia Mundial do Professor foram desenvolvidas pela área de Ação Social da FUNIBER em conjunto com a área de Formação de Professores, com a colaboração das universidades da rede. Todo o conteúdo pode ser consultado aqui.