Presidente da FUNIBER visita sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Presidente da FUNIBER visita sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

O presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Dr. Santos Gracia Villar, acompanhado pelo Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, o professor da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) Dr. F. Álvaro Durántez Prados; juntamente com a Diretora Executiva da FUNIBER em Portugal e professora da Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), Nancy Elena Ferreira Gomes, visitaram a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa.

Os representantes da FUNIBER foram recebidos pelo Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa; pela Assessora Política e Diplomática, Ana Paula Tuavanje Elias; e pela Chefe de Gabinete, Filomena Duarte, que são membros da Secretaria Executiva, principal órgão executivo da CPLP.

Esta reunião representou um marco transcendental para ambas as partes e dá continuidade ao processo de aproximação entre as duas instituições que foi promovido com a visita dos representantes da FUNIBER à CPLP, em 27 de julho, após uma primeira reunião entre o Presidente e o Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e o Secretário Executivo da CPLP, em março, na República Dominicana, por ocasião da XXVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.

A colaboração entre a FUNIBER e a CPLP é orientada por objetivos claros, como a articulação de dois espaços naturalmente relacionados, o ibero-americano e o representado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que, juntos, constituem o conjunto da iberofonia ou espaço Pan-ibérico. Nesse contexto, está prevista a assinatura de um acordo-quadro que abranja áreas de intervenção conjunta, como ensino superior, tecnologia, cultura e idiomas.  Nessa última reunião, o Presidente Santos Gracia explicou a estratégia de triangulação da FUNIBER na promoção da educação em português e espanhol em um espaço de convergência, enquanto o Secretário Executivo Zacarias da Costa reiterou o interesse da CPLP em processar rapidamente a solicitação de status de Observador Consultivo da FUNIBER.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi fundada em 1996, apenas cinco anos após a Conferência Ibero-Americana, e constitui o fórum multilateral privilegiado para aprofundar a amizade mútua e a cooperação entre seus países membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Do ponto de vista geográfico, a superfície do planeta ocupada pelos nove estados membros da CPLP é vasta, sendo 10.742.000 quilómetros quadrados de terra, 7,2% da superfície terrestre, espalhados por quatro continentes: Europa, América, África e Ásia.