FUNIBER participa com o Rei e a Rainha da Espanha na tradicional recepção pelo Dia da Festa Nacional

FUNIBER participa com o Rei e a Rainha da Espanha na tradicional recepção pelo Dia da Festa Nacional

O Presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), o Dr. Santos Gracia Villar, engenheiro, participa da recepção comemorativa do Dia do Feriado Nacional no Palácio Real de Madri, organizada pelo Rei Felipe VI e pela Rainha Letícia da Espanha.

O objetivo da comemoração da Festa Nacional é lembrar solenemente o evento histórico no qual a Espanha iniciou um período de projeção linguística e cultural além de suas fronteiras geográficas, lembrando a integração de uma ampla extensão de territórios nos Reinos da Espanha e em uma Monarquia. Nesse sentido, a FUNIBER foi convocada por meio de seu presidente, Dr. Santos Gracia, que compareceu em uma lista de convidados composta por pessoas que constituem a mais alta representação institucional e dos diferentes setores da sociedade espanhola e da comunidade internacional vinculada ao país.

Antes da recepção, o Rei, a Rainha e a Princesa das Astúrias estiveram presentes nas cerimônias militares, em que foram homenageados por um batalhão da Guarda Real. A recepção contou com a presença de autoridades nacionais, embaixadores estrangeiros e representantes de várias instituições e organizações da sociedade civil. Essas entidades civis são ativas em diferentes campos de ação: negócios, cultura, cooperação internacional e academia, entre outros. A FUNIBER abrange várias categorias de ação por meio de sua rede universitária, sua Obra Cultural e sua Cátedra de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, além de estar presente em mais de trinta países de quatro continentes.

O tradicional evento também contou com a presença da Presidente da Cantábria, María José Sáez de Buruaga, que esteve presente na cerimônia de abertura do novo ano acadêmico da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), uma universidade promovida pela FUNIBER e um motor transcendental no plano de internacionalização da comunidade autônoma reforçado pela Presidente Saéz, pelo Presidente da FUNIBER e pelo Reitor da UNEATLANTICO, Dr. Rubén Calderón.

O trabalho da FUNIBER não passou despercebido pelo Rei e pela Rainha da Espanha no passado, já que em fevereiro deste ano, Felipe VI e Dona Letizia conheceram em primeira mão o trabalho da fundação em Angola, graças à apresentação oficial da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), uma universidade angolana patrocinada pela FUNIBER e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). O evento foi conduzido por F. Álvaro Durántez Prados Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e ex-assessor da Casa do Rei da Espanha F. Álvaro Durántez Prados,.

Além disso, durante o mesmo mês de fevereiro, os monarcas inauguraram no Banco Econômico de Luanda, Angola, uma exposição das coleções de Joan Miró  O cântico do sol (El cántico del sol) e As maravilhas acrósticas (Las maravillas acrósticas) pertencentes à Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO, com o apoio da UNIC, do Ministério da Cultura e Turismo de Angola, da Embaixada da Espanha em Angola e da Casa de África.

Sem dúvida, a rastreabilidade desses intercâmbios é uma prova do trabalho da FUNIBER e do interesse que ela tem no desenvolvimento acadêmico e profissional de milhares de pessoas dentro e fora do território espanhol.