FUNIBER apoia o evento “Sete mulheres compositoras latino-americanas” apresentado em Lisboa

FUNIBER apoia o evento “Sete mulheres compositoras latino-americanas” apresentado em Lisboa

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) apoia a conferência-concerto “Sete mulheres compositoras latino-americanas: histórias de vida e homenagem”, apresentada na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

No dia 18 de outubro, a Universidade Autónoma de Lisboa tornou-se o epicentro de um evento cultural e artístico transcendental: a conferência-concerto intitulada “Sete mulheres compositoras latino-americanas: histórias de vida e homenagens”. Esse evento excepcional, organizado pelas renomadas cátedras de História e Cultura Luso-Brasileira (UAL) e Estudos Ibero-Americanos (OEI-UAL), com o apoio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Em um marco de excepcional relevância, a cidade de Lisboa surge como ponto de partida da turnê europeia liderada pelo maestro e compositor venezuelano Miguel Delgado Estévez turnê europeia liderada pelo maestro e compositor venezuelano Miguel Delgado Estévez, um mestre da música latino-americana. Ao seu lado, as vozes renomadas das cantoras Alicia Sergent e Claudia Delgado, e do virtuoso tocador de cuatro Ángel Fernández, que formaram um conjunto artístico que mostrou seu talento para homenagear o rico patrimônio musical de sete notáveis compositoras.

O público, composto por estudantes ilustres, acadêmicos, diplomatas e representantes de várias instituições públicas e privadas, foi cativado pela apresentação comovente e pelo relato apaixonado das contribuições culturais de figuras femininas icônicas. Entre as compositoras homenageadas estavam María Grever e Consuelo Velásquez (México), María Teresa Vera (Cuba), Chabuca Granda (Peru), Violeta Parra (Chile) e María Luisa Escobar e Conny Méndez (Venezuela), cujas criações ressoaram profundamente nos corações do público, marcando um marco na apreciação da música latino-americana.

Além disso, esse importante evento serviu como uma oportunidade única para prestar uma merecida homenagem a Maria Apparecida Mamede, Professora Emérita da PUC-Rio, em reconhecimento à sua incansável dedicação, colaboração e valiosas contribuições ao campo da educação infantil e juvenil.

A FUNIBER, com seu forte apoio a este grande evento, continua demonstrando seu compromisso com a promoção da cultura latino-americana e o enriquecimento da educação na região, servindo como uma sólida ponte entre a excelência acadêmica e o mundo artístico.