Josep Alemany, coordenador do projeto Erasmus + DigitalTA (2022-25), participou recentemente, juntamente com o professor e pedagogo Jiří Kropáč, da conferência educacional “TCA: Initial Teacher Education”, organizada em Belgrado pela Foundation Tempus, a Agência Nacional Erasmus+ da Sérvia, para mostrar o progresso do projeto.
A conferência teve como objetivo explorar as iniciativas europeias relacionadas à educação infantil e abordar a escassez de profissionais de ensino. Durante os dois dias de 30 e 31 de outubro, foram discutidas iniciativas europeias relacionadas à educação inicial (por exemplo, o relatório Eurydice: Teachers in Europe) e uma visão geral das políticas, mecanismos e medidas de incentivo nacionais para lidar com a falta de pessoal e atrair pessoas para a profissão de professor.
Os sócios do projeto enfatizaram informações extraídas de um relatório da agência AFP sobre os desafios atuais do ensino. A escassez de professores é uma preocupação para os países da Europa, e as projeções indicam uma escassez significativa de professores em um futuro próximo. De acordo com a AFP, a Alemanha deverá enfrentar um déficit de 25.000 professores até 2025, enquanto Portugal prevê uma escassez de 30.000 professores até 2030, segundo estimativas nacionais. Atualmente, a França tem 4.000 vagas, o que ressalta ainda mais a gravidade do problema. Régis Malet, professor de educação da Universidade de Bordeaux (França), atribui essa escassez a vários fatores, como baixos salários, perda das condições de trabalho e falta de reconhecimento da profissão de professor.
O problema com os recursos de ensino levou a um aumento dos esforços para resolvê-lo, por meio das “As Academias de Professores Erasmus+ (Erasmus+ Teacher Academies)”, das quais a DigitalTA é membro. Essa ação promove a formação de redes de professores e instrutores, o intercâmbio de conhecimento e a mobilidade, além de oferecer oportunidades de aprendizado.
Josep Alemany expressou seu entusiasmo com a oportunidade de apresentar o projeto DigitalTA na Foundation Tempus e de se relacionar com colegas do campo educacional europeu. O sucesso do projeto não é apenas uma prova da dedicação da equipe, mas também um passo à frente na melhoria da formação de professores e da qualidade da educação na União Europeia. A conferência proporcionou uma plataforma para o compartilhamento de experiências, a formação de redes e a disseminação de conhecimentos valiosos, reforçando o compromisso de promover a excelência na formação de professores e apoiar educadores em toda a Europa.
O projeto DigitalTA, liderado pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e no qual a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), está atualmente desenvolvendo a plataforma digital, que permitirá que os professores em serviço e pré-serviço compartilhem seus desafios, reflitam sobre suas práticas de ensino, acessem tutoriais, explorem estudos de caso e participem de uma comunidade de aprendizagem vibrante. Com sua interface fácil de usar e um conjunto abrangente de recursos, a plataforma tem como objetivo promover a colaboração, o crescimento profissional e o compartilhamento de conhecimento entre educadores de diferentes níveis de ensino.
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