Dr. Maurizio Battino estuda efeito do mel de Manuka com 5-Fu no câncer de cólon

Dr. Maurizio Battino estuda efeito do mel de Manuka com 5-Fu no câncer de cólon

O diretor da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) em Itália, Dr. Maurizio Battino, participa num estudo para avaliar o efeito in vitro do mel de Manuka e da sua combinação com o 5-fluorouracil (5-Fu) no tratamento do cancro do cólon.

Em 2022, o câncer colorretal (CCR) foi o terceiro câncer em incidência e o segundo em mortalidade em todo o mundo. Embora a taxa de sobrevivência tenha aumentado, a taxa de recorrência continua muito elevada, principalmente em pacientes com tumores em estágio IV.

Os tratamentos farmacológicos utilizados, incluindo o 5-Fu, um dos mais comuns, têm apresentado baixa eficiência, e isso se deve principalmente ao fenômeno da quimiorresistência, em decorrência de diversos mecanismos, sendo um deles a maior resistência aos fenômenos de morte celular como apoptose.

Porém, nos últimos anos, pesquisas têm sido realizadas focadas em diversos compostos, inclusive naturais. Foi determinado que existem componentes naturais que têm efeitos quimiossensibilizantes em medicamentos quimioterápicos comuns. Da mesma forma, foram encontradas evidências científicas que afirmam que o consumo de compostos fenólicos está relacionado a um menor risco de desenvolvimento de CCR.

O mel é amplamente conhecido por modular diversas atividades biológicas e prevenir doenças como o câncer. O mel de Manuka (MH) da Nova Zelândia é rico em polifenóis, essencialmente flavonóis como quercetina, luteona, ácidos fenólicos, etc.

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito in vitro da MH e sua combinação com 5-Fu em células-tronco cancerígenas geradas a partir da linhagem celular de adenocarcinoma de cólon HCT-116, enriquecida por meio do ensaio de formação de esfera, o que também permitiu trabalhar com um 3D modelo tumoral. Também foram avaliados parâmetros morfológicos e físicos, como diâmetro, densidade de massa e peso, etc.

Conclusões da pesquisa

A combinação do mel de Manuka com 5-Fu diminui certos parâmetros morfológicos e físicos de colonosferas enriquecidas com células-tronco cancerosas (CSC), intimamente ligados à eficácia farmacológica em modelos 3D, como peso, diâmetro e densidade de massa dos esferoides. Da mesma forma, o MH e sua combinação com 5-Fu conseguiram induzir a apoptose em CSCs geradas a partir de esferóides, por meio da regulação negativa de vários inibidores de apoptose.

Se você quer saber mais sobre este fascinante estudo, clique aqui.

Iberoamericana (FUNIBER) oferta diversos programas na área de Saúde e Nutrição, como o Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética.