O Dr. Maurizio Battino analisa as propriedades dos extractos de rosa x hybrida

O Dr. Maurizio Battino analisa as propriedades dos extractos de rosa x hybrida

O diretor da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) em Itália, Dr. Maurizio Battino, juntamente com outros profissionais, está a realizar um estudo sobre as propriedades dos extractos de rosa x hybrida, centrado principalmente nos seus efeitos antiproliferativos.

As flores comestíveis ganharam popularidade nos últimos anos em diversas áreas. Na gastronomia moderna são utilizados como novo ingrediente no preparo de novas receitas como sopas, saladas, sobremesas ou na decoração de pratos. Isso poderia gerar novos sabores e cores na cozinha. Da mesma forma, têm gerado interesse na área médica, dados seus compostos fenólicos com potencial para aplicações biomédicas.

As flores comestíveis tornaram-se um nicho de mercado emergente no comércio on-line em países como Portugal, Austrália e Reino Unido, entre outros. Dado o seu impacto, esta pesquisa estudou a dupla ação de um extrato metanólico de Rosa x híbrida (rosa vermelha), o seu efeito antiproliferativo contra células tumorais e inibidores da doença de Alzheimer. Em um extrato de rosa foram determinados 35 compostos fenólicos individuais.

O extrato foi avaliado quanto às suas propriedades antiproliferativas em células de carcinoma ovariano. Além disso, as propriedades do extrato foram avaliadas in vivo em C. elegans.

Resultados do estudo

Os resultados do estudo mostraram que as pétalas de Rosa x híbrida podem ser uma fonte dietética adequada de compostos fenólicos, principalmente flavonóis como kaempferol ou quercetina, antocianinas, flavonóis e ácidos fenólicos. O extrato de pétalas também pode promover atividade antiproliferativa em células de carcinoma ovariano, especialmente por induzir autofagia e apoptose com aumento concomitante de EROs, o que talvez esteja relacionado à disfunção mitocondrial. Esses efeitos provavelmente poderiam estar relacionados a certos componentes do extrato, como a quercetina.

Observou-se que o extrato não causou nenhum dano às células saudáveis ​​e melhorou a atividade cicatrizante de feridas.

Quer saber mais sobre este estudo fascinante, clique aqui.

A Fundação Universitário Iberoamericana (FUNIBER) oferta diversos programas na área de Saúde e Nutrição, como o Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar.