Conferência magistral do diretor da Cátedra FUNIBER na Fundação Gustavo Bueno

Conferência magistral do diretor da Cátedra FUNIBER na Fundação Gustavo Bueno
Dr. F. Álvaro Durántez Prados e Dr. Gustavo Bueno.

O Diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e da Cátedra de Estudos Iberoamericanos e da Iberofonia, F. Álvaro Durántez, retornou à Escuela de Filosofía de Oviedo (Faculdade de Filosofia de Oviedo) no marco do II Foro Ibero-Americano e da Iberofonia organizado pela FUNIBER, a Associação Ibero-Americana de Comunicação (ASICOM), a Academia de Diplomacia do Reino da Espanhae a Fundação Gustavo Bueno (FGB). Nesse contexto, e na presença do embaixador da República de Angola, Dr. Alfredo Dombe, o Dr. Durántez destacou o status de Angola como o principal país da Iberofonia continental, como a maior nação africana de língua portuguesa, bem como as oportunidades que derivam disso.

Dois anos depois de sua dissertação no ciclo de conferências da Faculdade de Filosofia de Oviedo, da Fundação Gustavo Bueno, o Dr. F. Álvaro Durántez voltou ao mesmo auditório para apresentar a situação do processo de aproximação institucional, multilateral, cultural e educacional entre os países de língua espanhola e portuguesa em todo o mundo.

Nesse contexto, o Dr. Durántez fez um relato detalhado da evolução da tendência de aproximação geral entre o grupo de países iberofônicos – uma tendência e doutrina conhecida academicamente como pan-iberofonismo ou iberofonia – bem como os principais avanços observados no último período.

Entre os marcos verificados nas esferas oficial e intergovernamental, ele destacou a visita de Estado do Rei e da Rainha da Espanha a Angola em fevereiro de 2023 e os acordos alcançados na Cúpula Ibero-Americana em Santo Domingo, em março do ano passado, na qual foi reconhecido formalmente que o espanhol e o português, “línguas irmãs, complementares e mutuamente compreensíveis, são a matriz de um rico patrimônio cultural, linguístico e humano compartilhado globalmente por 850 milhões de pessoas”. Nas palavras do diretor da Cátedra FUNIBER, “exatamente o que define o espaço mundial da Iberofonia”.

Entre os marcos verificados no campo da educação e da sociedade civil, o Dr. Durántez destacou a criação da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia, da Rede da Fundação Universitária Iberoamericana, de caráter intercontinental, interuniversitário, interdisciplinar e bilíngue, “a primeira do gênero no mundo em termos de objeto de estudo”.

Na presença do Embaixador da República de Angola na Espanha, Sr. Alfredo Dombe, o palestrante destacou o papel fundamental que Angola pode desempenhar como país central na África devido à sua posição estratégica, sua ação diplomática, sua dimensão territorial, seu crescente peso demográfico e econômico e sua singularidade cultural.

Nesse sentido, ele destacou o fato de que Angola representa o principal país do continente iberófono como a maior nação africana de língua portuguesa. Essa condição, segundo o diretor da Cátedra FUNIBER, dá a Angola “um elemento diferenciador na África que a liga a cerca de trinta países de língua espanhola e portuguesa em todos os continentes, quase 900 milhões de pessoas em todo o mundo: a iberofonia”. Na opinião do palestrante, Angola poderia contribuir decisivamente para a articulação do espaço intercontinental da Iberofonia – que inclui os países africanos -, pois o efeito lógico de tração favorecerá a vinculação geral do mundo de língua espanhola e portuguesa como um todo.