Dr. Maurizio Battino pesquisa formulações cosméticas para proteger a pele dos raios UV

Dr. Maurizio Battino pesquisa formulações cosméticas para proteger a pele dos raios UV

O diretor da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) na Itália, Dr. Maurizio Battino, revela descobertas surpreendentes sobre a possível proteção que os compostos naturais, como os contidos nos morangos, podem oferecer contra a radiação UV.

Embora a radiação UV tenha alguns benefícios para a saúde, como a produção de colecalciferol e o tratamento de certas doenças de pele, ela ainda é a principal causa de vários distúrbios de pele, desde o envelhecimento precoce até o câncer.

De acordo com o Dr. Battino, a radiação ultravioleta A (UVA), que representa 95% da luz solar incidente, pode causar danos celulares significativos às estruturas da pele, com efeitos como inflamação, estresse oxidativo, danos ao DNA e desregulação das vias de sinalização celular. Esses efeitos se devem principalmente à geração de espécies reativas de oxigênio (ROS) pela radiação UVA. Os protetores solares tópicos são comumente usados para neutralizar esses efeitos, mas cada vez mais compostos naturais estão sendo usados para reduzir a quantidade de produtos químicos sintéticos presentes em sua formulação.

Em sua pesquisa, o Dr. Battino e sua equipe se concentraram nos morangos, que são uma fonte considerável de polifenóis, como antocianinas, ácidos fenólicos e flavonoides, além de vitaminas, minerais e açúcares. Esses compostos bioativos presentes no morango têm atividade antioxidante e demonstraram ter efeitos sinérgicos na promoção da saúde e na prevenção de várias doenças, como doenças cardiovasculares, patologias relacionadas à inflamação e câncer.

Em experimentos recentes, a equipe do Dr. Battino descobriu que os polifenóis e as vitaminas presentes nos morangos podem proteger com eficácia contra os danos à pele causados pelo estresse oxidativo e pela radiação UVA. Esses compostos reduzem os danos ao DNA, a peroxidação lipídica e os níveis de radicais livres, além de melhorar a funcionalidade das mitocôndrias nas células da pele. Os pesquisadores avaliaram diferentes formulações que incorporam o extrato de morango e a coenzima Q10 como ingredientes ativos em protetores solares com FPS10 e observaram resultados promissores na melhoria da viabilidade celular e na redução dos marcadores de apoptose e inflamação. Isso sugere que as formulações à base de morango e coenzima Q10 podem ser uma abordagem inovadora e natural para prevenir doenças de pele induzidas pela exposição à radiação UVA.

O Dr. Maurizio Battino enfatiza a importância do uso de compostos naturais na formulação de protetores solares e destaca o potencial da pesquisa científica no campo da dermatologia para promover melhor saúde e cuidados com a pele. Essas descobertas abrem novas perspectivas na busca de alternativas naturais e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pelos raios UVA. À medida que a demanda por produtos cosméticos naturais aumenta, é essencial continuar pesquisando e aprofundando os mecanismos moleculares envolvidos na proteção oferecida por esses compostos naturais, como os contidos no morango e em outras pequenas frutas da floresta, para o benefício da saúde da nossa pele.

Se você quiser saber mais sobre este fascinante estudo, clique aqui.

Para ler mais pesquisas, consulte o repositório da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europa do Atlântico, UNEATLANTICO), que pertence à rede de universidades com as quais a FUNIBER trabalha estreitamente por meio de convênios estratégicos.

Por fim, a Fundação Internacional Iberoamericana (FUNIBER) oferece vários programas educacionais, como o Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética.