Diretor da FUNIBER Itália conduz estudo sobre a relação entre diabetes mellitus e periodontite

Diretor da FUNIBER Itália conduz estudo sobre a relação entre diabetes mellitus e periodontite

Dr. Maurizio Battino colaborou em um estudo sobre os mecanismos fisiopatológicos moleculares em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e periodontite. 

O diabetes é uma doença metabólica crônica caracterizada por altos níveis de glicose no sangue e é uma das principais causas de morte no mundo entre as doenças não transmissíveis. A periodontite é uma forma avançada de doença periodontal e é muito comum. Ela é causada por desequilíbrios na microbiota bucal, embora também seja afetada por fatores de risco como diabetes, tabagismo e predisposição genética. O diabetes é um fator na progressão da periodontite. 

A inflamação é o elo entre o diabetes e a doença periodontal. Até o momento, a inflamação inclui alterações vasculares e teciduais, mas as novas tecnologias podem ajudar a analisar dados em nível intracelular que poderiam explicar com mais precisão como as células respondem à agressão. 

As alterações no diabetes e na periodontite envolvem aspectos celulares complexos que expõem o processo patológico e justificam a relação entre as duas condições. A inflamação, como um mecanismo celular, responde à agressão dependendo de sua afirmação inicial. A modificação da membrana plasmática, a função mitocondrial prejudicada, a regulação inadequada da energia, o reconhecimento incorreto da agressão e a eliminação inadequada de resíduos podem ser os mecanismos intracelulares que explicam o processo fisiológico por trás da relação entre o diabetes e a doença periodontal. 

O objetivo desta pesquisa foi atualizar e enfatizar as evidências sobre as alterações fisiopatológicas moleculares envolvidas na periodontite e no DM2, a fim de ajudar a investigar mais e buscar outras perspectivas para um melhor gerenciamento clínico de pacientes com ambas as doenças, para inclusão em diretrizes de tratamento e prevenção e para melhores resultados. 

Se você quiser saber mais sobre este relevante estudo, clique aqui

Para acessar mais pesquisas, consulte o repositório da UNEATLANTICO. A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) promove diversos programas de estudo na área da saúde e nutrição. Se você quiser saber mais, clique aqui.