FUNIBER e Instituto Cervantes assinam acordo de ação geral para promover o ensino do espanhol na Angola por meio da UNIC  

FUNIBER e Instituto Cervantes assinam acordo de ação geral para promover o ensino do espanhol na Angola por meio da UNIC  

O Dr. Santos Gracia Villar, Presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), juntamente com o Dr. F. Álvaro Durántez Prados, Diretor de Relações Institucionais da Fundação, formalizaram junto com o Diretor do Instituto Cervantes (IC), Dr. Luis Manuel García Montero, e os diretores do Instituto um protocolo de ação conjunta para promover a difusão da cultura ibero-americana por meio do ensino da língua espanhola na Angola. 

A alta direção do Instituto Cervantes (IC) e a FUNIBER se reuniram na sede do IC em Madri, Espanha, onde assinaram o acordo de colaboração que expressa a concordância de suas visões e objetivos em relação à difusão da educação, da cultura e da língua espanhola em todo o mundo, com especial interesse nos países de língua portuguesa da África Subsaariana, incluindo a Angola, uma área onde se espera um maior desenvolvimento no futuro. A colaboração entre as duas instituições pode se materializar por meio da Universidade Internacional de Cuanza (UNIC), um projeto universitário da FUNIBER. 

A oficialização dessas ações conjuntas tem como precedente a reunião realizada em janeiro de 2024 entre o diretor do IC, o diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e uma alta delegação angolana formada pelo ex-vice-presidente da República da Angola, Dr. Bonito de Sousa, que veio em nome da Fundação Bonito de Sousa (FBS). Diplomatas do país africano também estiveram presentes na reunião. Nesse contexto, as instituições compartilharam sua vontade de fortalecer os laços para trabalhar pelo ensino do espanhol, desenvolvendo programas de formação acadêmica de professores em espanhol e apoiando a formação científica e técnica dos angolanos. 

A integração da UNIC não é coincidência, já que a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), o centro de ensino superior que faz parte da rede de universidades com a qual a FUNIBER participa, é um centro credenciado pelo IC para o ensino do espanhol, o que permitiu uma maior articulação do espaço multinacional da iberofonia e da mobilidade estudantil intercontinental, graças aos convênios sustentados pela FUNIBER. 

O protocolo de ação assinado fortalecerá ainda mais o trabalho da UNIC, localizada no Cuito, província do Bié. É uma instituição de ensino superior com uma filosofia centrada no ibero-americanismo e na iberofonia, com professores de países de língua espanhola e onde todo o corpo discente de língua portuguesa estuda e aprende espanhol durante o primeiro ano acadêmico de todos os cursos de graduação, destacando assim o valor da intercompreensão entre as duas línguas ibéricas internacionais. 

O trabalho da UNIC na promoção, no apoio, na pesquisa e no desenvolvimento da língua espanhola no coração da Angola foi reconhecido com o Prêmio Archiletras na Universidade do Ano em junho do 2023

A FUNIBER é uma instituição comprometida com a cooperação educacional, cultural e técnica, essencialmente no campo da educação superior, que cumpre sua missão em favor das sociedades -particularmente nos países de língua espanhola e portuguesa (Espaço da Iberofonia)-, promovendo projetos e participando de atividades acadêmicas, científicas e de pesquisa, bem como de atividades de cooperação voltadas para o desenvolvimento e o crescimento econômico. Utiliza vínculos com centros universitários para oferecer uma educação universitária e global, respeitando as identidades locais.

Por sua vez, o IC também possui uma ampla rede de centros para promover o ensino, o estudo e o uso universal do espanhol.