Os parceiros do projeto europeu Erasmus + DigitalTA (2022-25) liderado pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e do qual participa a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), reúnem-se na cidade de Olomouc (República Checa), para organizar a agenda de ações para o último ano de funcionamento do projeto.
A reunião, realizada na Univerzita Palackého v Olomouci (UP), na República Checa, serviu para discutir o progresso do projeto e definir os planos futuros de todas as instituições participantes, estabelecendo um roteiro claro para os marcos e objectivos do projeto. Da mesma forma, foi apresentado o progresso da plataforma DigitalTA, desenvolvida pelo líder tecnológico FUNIBER.
Os resultados da investigação do projeto sobre as necessidades de aprendizagem dos jovens professores europeus permitiram estabelecer prioridades temáticas para o desenvolvimento de recursos digitais destinados a apoiar os jovens professores em serviço ou em aprendizagem, numa altura de transição para o ensino em regime de aprendizagem.
As tecnologias digitais, a gestão da sala de aula, a comunicação e o estabelecimento de relações, a diversidade e a inclusão, a colaboração e o desenvolvimento profissional, a cultura escolar, o currículo, o planeamento e o desenvolvimento foram o ponto de partida para a construção dos dois primeiros módulos da plataforma. O módulo “A minha experiência” foi concebido para os professores em serviço partilharem os seus desafios e problemas que enfrentam na sala de aula. O segundo módulo, “Comunidade de Aprendizagem”, incentiva a interação social e a colaboração entre professores de diferentes níveis de ensino.
A plataforma surge como um espaço onde os professores podem partilhar entre si os seus desafios, reflexões, recursos e melhores práticas. Estão atualmente em curso trabalhos para desenvolver módulos de orientação e de procura de recursos.
Além disso, os parceiros sublinharam a necessidade de divulgar os resultados da investigação a nível local, com o objetivo de partilhar amplamente os conhecimentos adquiridos na comunidade educativa.
Os participantes ficaram ainda a conhecer o funcionamento de outra iniciativa semelhante desenvolvida pela UP, o projeto DigiDoupě, que visa aumentar a literacia digital dos futuros educadores, através do ensino, projetos próprios, inovações ou investigação, entre outros.
A reunião contou igualmente com a participação de: Artesis Plantijn Universidade de Ciências Aplicadas (AP) da Bélgica; Uniwersytet Jana Kochanowskiego w Kielcach y Swiętokrzyskie Centrum Doskonalenia Nauczycieli (SCDN) da Polónia, bem como o Centro de Formación del Profesorado de Segovia, a Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) de Espanha.
Os interessados no projeto DigitalTA podem obter mais informações sobre o mesmo no sítio Web DigitalTA.
“Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente os da União Europeia ou da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a entidade que concedeu o financiamento podem ser responsabilizadas pelos mesmos”.