O diretor do Centro Tecnológico da FUNIBER participa no desenvolvimento de um sistema de monitoramento inteligente

O diretor do Centro Tecnológico da FUNIBER participa no desenvolvimento de um sistema de monitoramento inteligente

O Dr. Daniel Gavilanes Aray, diretor do Centro Tecnológico da Fundación Universitaria Iberoamericana (Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER), está participando de um estudo que propõe um sistema de monitoramento residencial inteligente para reduzir e melhorar o uso de energia com a ajuda de blockchain e edge computing.

Com o aumento do custo da energia, as disparidades entre a oferta e a procura e o aumento da pegada de carbono, são necessárias soluções inovadoras nos sistemas de gestão de energia. A incorporação da Internet das Coisas (IoT) abriu caminho para a criação de casas inteligentes que monitorizam, gerem e conservam energia para um futuro sustentável e rentável. 

As casas inteligentes estão a tornar-se uma tendência na indústria tecnológica. Estas casas estão equipadas com uma variedade de dispositivos ligados à Internet que permitem aos residentes controlar e monitorizar as suas funções através de aplicações móveis ou comandos de voz. Este sistema de monitorização aproveita o potencial da computação de ponta, concentrando-se na periferia da rede para eliminar problemas de latência e escalabilidade. 

Os dados recolhidos em tempo real de diferentes dispositivos que consomem energia, como aparelhos, sistemas de iluminação e dispositivos electrónicos, são armazenados na periferia da rede antes de serem armazenados na nuvem. Isto suscita preocupações quanto ao facto de os dados recolhidos serem susceptíveis de ciberataques. De acordo com um relatório, o roubo de dados de aplicações IoT aumentou 22%, o que suscita muitas preocupações. 

Para resolver este problema, o sistema proposto implementou a cadeia de blocos para garantir transacções seguras e transparentes dentro do sistema, tornando-o resistente à manipulação de dados e ao acesso não autorizado. Cada transação é registada e validada por vários nós, o que reforça a integridade do sistema e gera confiança entre os utilizadores. Estas medidas de segurança são essenciais para a cibersegurança e a preservação da privacidade dos proprietários. 

Por outro lado, as casas inteligentes também têm o potencial de reduzir o consumo de energia e ajudar os proprietários a gerir melhor os seus recursos. Para melhorar esta função, o sistema proposto analisa os padrões históricos de consumo de energia e incorpora as previsões meteorológicas para prever a procura e gerir eficazmente a utilização de energia. Esta capacidade de previsão permite que os proprietários tomem decisões informadas sobre a otimização do consumo de energia e a redução da sua dependência da rede. 

As aplicações potenciais deste sistema são muitas. Num mundo em rápida transição para fontes de energia renováveis, como a energia solar e as turbinas eólicas, este sistema inteligente pode gerir sem problemas o fluxo de energia entre a rede principal e as fontes renováveis geradas localmente. Além disso, ao detetar padrões anómalos de consumo de energia, o sistema pode detetar falhas, identificar desperdícios de energia significativos e garantir que os requisitos de manutenção são tratados atempadamente. 

Desta forma, este estudo oferece uma solução promissora para os desafios colocados pelo aumento da procura de energia e pelas preocupações com a sustentabilidade. A sua natureza interdisciplinar combina IoT, blockchain e computação de ponta para fornecer aos proprietários um sistema de gestão de energia inteligente que optimiza o consumo de energia, melhora a segurança e promove a sustentabilidade. 

Para saber mais sobre este estudo, clique aqui

Para ler mais pesquisas, consulte o repositório da UNEATLANTICO

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) oferece o Mestrado em Direção Estratégica em Telecomunicações. Um programa que desenvolve as habilidades dos alunos para propor inovações organizacionais, tecnológicas, comerciais e financeiras para garantir a competitividade das empresas.