A Câmara de Negócios e Indústria Angola e Espanha (CNIAE) organizou na região espanhola de La Mancha o “Taller de conexiones empresariales: construcción, arte y turismo” com a participação do Diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana.
No dia 26 de julho, a CNIAE, com a ajuda das autoridades regionais da Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha e do município de Consuegra, localizado em Toledo, organizou um workshop de negócios nesse município com a participação de empresários espanhóis e angolanos das áreas de construção, arte e turismo, que destacou as oportunidades de negócios e colaboração entre os setores produtivos de ambos os países.
Nesse contexto, o Dr. F. Álvaro Durántez, Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER -instituição sem fins lucrativos-, falou brevemente, a pedido da entidade organizadora, sobre a relevância da República de Angola como ator econômico e geopolítico de destaque no âmbito africano, bem como sobre o potencial das relações comerciais e empresariais hispano-angolanas que, em sua opinião, podem transcender esse âmbito bilateral para beneficiar as sociedades e economias de outros países do espaço ibero-americano e da Iberofonia.
Como exemplo da contribuição da FUNIBER em prol do crescimento econômico compartilhado hispano-angolano, o Dr. Durántez destacou a formação de profissionais angolanos pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), da Rede FUNIBER, que hoje colaboram com a Câmara Hispano-Angoleña. Ele também destacou o trabalho educacional de primeira linha realizado em Angola pela Universidade Internacional do Cuanza, UNIC, que também faz parte da Rede FUNIBER.
A atividade organizada pela CNIAE em Consuegra, um lugar emblemático da Espanha conhecido por seus históricos moinhos de vento e pela imponente fortaleza medieval que sediou o workshop de negócios, contou com a presença da Embaixada de Angola na Espanha por meio de sua Conselheira de Imprensa e Cultura, Sra. Marlene Gomes.