Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia analisa a situação atual do espanhol no Brasil

Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia analisa a situação atual do espanhol no Brasil
Doutor em Ciência Política Frigdiano Álvaro Durántez Prados, diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia.

Por ocasião da recente da sanção da “Lei do Ensino Médio” no Brasil, o diretor da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, Dr. F. Álvaro Durántez Prados, publicou uma análise acadêmica na qual examina os acontecimentos recentes e suas implicações.

Em 1º de agosto, o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, promulgou uma lei que reforma o ensino médio, estabelecendo o ensino de espanhol como disciplina opcional nas instituições de ensino.

Anteriormente, em junho, o Senado brasileiro havia aprovado uma reforma que restabelecia a obrigatoriedade do espanhol nos três últimos anos do ensino médio, conforme ocorreu entre 2005 e 2017. No entanto, a intervenção de três embaixadas não ibero-americanas incentivou o Congresso a alterar a lei antes de sua sanção, revogando essa obrigatoriedade.

Essa mudança legislativa afeta diretamente a projeção internacional do Brasil e seu papel como membro ativo das organizações internacionais ibero-americanas. Em resposta, o Dr. Durántez apresentou uma análise intitulada “El español y Brasil” (cuja tradução é “O espanhol e o Brasil”), publicada no jornal ABC da Espanha, a qual se encontra em anexo devido à sua relevância. Uma tradução em português do artigo está anexada ao final da publicação.