Estudante guineense com bolsa de estudos da FUNIBER recebe seu material de estudo no Centro Internacional de Pós-Graduação “Verónica Eyang”

Estudante guineense com bolsa de estudos da FUNIBER recebe seu material de estudo no Centro Internacional de Pós-Graduação “Verónica Eyang”

O estudante da Guiné Equatorial Silvestre Vizcarro Iyanga, matriculado no Mestrado em Gestão de Projetos Culturais da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e com bolsa de estudos da FUNIBER, visitou recentemente o Centro Internacional de Pós-Graduação da Guiné Equatorial “Verónica Eyang” (CIPVE), localizado na cidade de Bata, para pegar os materiais de estudo do seu programa.

O estudante sublinhou o seu entusiasmo pela oportunidade oferecida: “Desejo dar mais um passo na minha carreira de estudante universitário com o Mestrado em Gestão de Projectos Culturais. A nível profissional, estou interessado em tornar-me um gestor conhecedor e qualificado para a promoção da cultura, tanto a nível local como noutras esferas geográficas, promovendo o património cultural e a sua valorização e a divulgação de novas tendências culturais”. 

O estudante agradeceu os esforços da FUNIBER para fornecer material didático em formato impresso. Além disso, destacou a importância de continuar a sua formação para o desenvolvimento do seu país, a Guiné Equatorial: “Adquirir conhecimentos é benéfico para a minha comunidade e para o país, porque teriam um especialista na área da cultura e do empreendedorismo e, sobretudo, com um título universitário ibero-americano com reconhecimento internacional”.

A Guiné Equatorial é também um país de grande importância na articulação do Espaço multinacional Iberófono, sendo o único país africano cuja língua oficial é o espanhol, e que reforça o papel da FUNIBER como a primeira universidade e plataforma educativa do Espaço Pan-Ibérico.

No marco de uma recente visita ao país, com o objetivo de fortalecer os laços educativos e de cooperação, o Dr. F. Álvaro Durántez Prados, Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, assinalou que a presença da FUNIBER na Guiné Equatorial “é estratégica, não só porque obedece aos nossos objetivos fundacionais no sentido de levar a educação superior às sociedades de língua espanhola e de língua portuguesa, considerando a realidade socioeconómica de cada país e de cada pessoa, mas também pelo facto de a Guiné Equatorial ser o único país africano com língua oficial espanhola, o único país africano com língua oficial espanhola, mas também pelo facto de a Guiné Equatorial ser o único país africano de língua oficial espanhola, o único país não americano ou europeu que é membro de pleno direito das organizações oficiais ibero-americanas, o único Estado de facto não lusófono que é membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, portanto, a única nação de língua espanhola que pertence simultaneamente ao Sistema Ibero-Americano e à CPLP”.