O Dr. Álvaro Velarde, pesquisador e coordenador da Área de Esportes da Fundación Universitaria Iberoamericana (Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER), está participando de um estudo que analisa os efeitos de um programa de exercício físico multicomponente sobre a aptidão funcional de um grupo de idosos com sobrepeso ou obesidade no Chile.
A aptidão física é um componente importante da qualidade de vida, da independência física e do estado de saúde dos idosos. É também conhecida como aptidão funcional e engloba factores como a resistência aeróbica, a força, o equilíbrio, tanto dinâmico como estático, e a flexibilidade, que são fundamentais para este grupo populacional realizar as suas actividades diárias de forma segura e sem fadiga física excessiva.
O envelhecimento está associado a um declínio do funcionamento físico e conduz a um elevado nível de dependência nos adultos mais velhos devido ao declínio das suas capacidades físicas. Por conseguinte, a otimização da sua aptidão funcional permitir-lhes-á preservar a sua independência física e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida.
Várias recomendações propuseram a inclusão da atividade física como forma de melhorar a aptidão funcional através do exercício. Estas recomendações centraram-se na melhoria da capacidade aeróbica, no treino da força, no equilíbrio e na mobilidade, com o objetivo de melhorar a função física e prevenir quedas, declínio cognitivo e doenças nos idosos. A evidência científica demonstrou que podem ser implementados diferentes tipos de exercício físico, como o treino de resistência, o treino combinado, o treino de exercício aeróbico ou o treino intervalado de alta intensidade. No entanto, existem poucas evidências sobre a utilização do Senior Fitness Test e do exercício físico multicomponente para avaliar a aptidão funcional em adultos mais velhos. Por conseguinte, não existem protocolos concretos que combinem exercícios aeróbicos e de resistência com maior homogeneidade nos instrumentos de recolha de dados.
Para resolver este problema, foi realizado um estudo para analisar o efeito de um programa de exercício físico multicomponente (englobando treino de força, resistência, equilíbrio, marcha e função física) na aptidão funcional de idosos com excesso de peso ou obesidade, com idades compreendidas entre os 60 e os 86 anos, no Chile. Os participantes foram divididos em dois grupos, um grupo de controlo e um grupo experimental. O programa consistiu em duas sessões semanais de 60 minutos durante seis meses.
Os resultados indicaram que o programa teve efeitos benéficos na aptidão funcional dos participantes. Antes da intervenção, não se verificaram diferenças significativas em qualquer dos componentes (resistência aeróbica, força da parte superior do corpo, flexibilidade, equilíbrio, etc.) da aptidão física entre os grupos, exceto no que se refere à força de pressão da mão direita, em que o grupo de controlo apresentou melhores resultados.
Após a intervenção, foram observadas melhorias significativas na aptidão funcional dos participantes do grupo experimental. Por exemplo, no teste de caminhada de 6 minutos, os membros do grupo experimental conseguiram andar mais depressa e percorrer uma distância maior no mesmo período de tempo, em comparação com o grupo de controlo. Para além disso, foram encontradas melhorias na força da parte superior do corpo e na flexibilidade da parte inferior do corpo no grupo experimental.
No entanto, não foram encontradas diferenças significativas no equilíbrio dinâmico e na força de pressão das mãos esquerda e direita após a intervenção. Estes resultados podem estar relacionados com a falta de atividade física prévia em ambos os grupos antes da intervenção. Por outro lado, no grupo de controlo, os resultados permaneceram semelhantes ou pioraram após o programa.
É importante referir que este estudo tem algumas limitações. Por um lado, o tamanho da amostra era limitado e a seleção dos participantes foi feita por conveniência, o que pode afetar a generalização dos resultados. Além disso, não houve um acompanhamento a longo prazo para avaliar se os efeitos do programa de exercício físico se mantinham ao longo do tempo. No entanto, o estudo demonstrou que um programa de exercício físico multicomponente é uma boa estratégia para melhorar a qualidade de vida dos idosos com problemas de excesso de peso ou obesidade.
Para saber mais sobre este estudo, clique aqui.
Para ler mais pesquisas, consulte o repositório da UNEATLANTICO.
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) promove vários programas de estudo na área do desporto, como o Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Desporto. Este programa está dirigido a profissionais com interesse em atividade física e nutrição para a promoção da saúde e nutrição e desporto para o rendimento. Esta é a sua oportunidade de levar a sua carreira para o próximo nível e tornar-se um especialista na área da saúde e do desporto.