Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO celebra exitoso ano na promoção da arte

Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO celebra exitoso ano na promoção da arte

Obra Cultural da FUNIBER e da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) culminou em um ano repleto de atividades artísticas e culturais que fortaleceram sua missão de promover a arte e a educação na sociedade.

Esse êxito é compartilhado com os músicos, as instituições e o público que apoiaram as exposições, os concertos e os workshops realizados este ano.

A seguir, destacam-se alguns dos eventos que marcaram o trabalho da Obra Cultural em 2024:

Sexta edição do Concurso Internacional de Fotografia PHotoFUNIBER

O Concurso Internacional de Fotografia PHotoFUNIBER chegou à sua sexta edição este ano. No concurso, as fotografias retrataram o tema da água a partir de sua função biológica para a saúde humana, bem como um bem cultural, parte de tradições, de festas e de crenças sociais. Algumas fotografias também realçaram a água como um elemento natural essencial para o planeta, que sofre com o clima e com a ação humana. Outras imagens a relacionaram a aspectos emocionais e afetivos, mais subjetivos.

Turnê musical do artista José Manuel Gil de Gálvez

Por mais um ano, a Obra Cultural acompanhou o violinista e regente de orquestra malaguenho José Manuel Gil de Gálvez, em uma turnê musical que o levou a realizar recitais e conversas na Bolívia, Peru e Equador.

Além disso, o músico foi nomeado, este ano, membro pleno da Royal Society of Arts (RSA), em reconhecimento a seus méritos e ao trabalho efetuado. 

Exposições de arte em Angola

A exposição de litografias e gravuras de Pablo Picasso “O Enterro do Conde de Orgaz e a Flauta Dupla” acaba de ser finalizada no Instituto Politécnico de Artes Walter Cambodja, na cidade de Cuíto (Angola). Essa coleção percorreu Angola extensivamente, tendo sido exibida em Luanda e LubangoBenguela e Huambo. As obras serão expostas novamente em Luanda, onde serão encerradas. Com a inauguração dessas coleções, a Embaixada da Espanha ofereceu, pela primeira vez na África, a possibilidade de os angolanos apreciarem essas coleções pertencentes a um artista tão universal.

Essas exposições são uma realidade graças à colaboração da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), da Embaixada da Espanha em Angola, do governo de Bié, da empresa de transportes AJS e do patrocínio da ENSA Seguros de Angola.

Comemoração do centenário do nascimento de Tàpies

Este ano, 2024, celebram-se 100 anos do nascimento de Tàpies. Promovida pela Fundação Antoni Tàpies, essa efeméride tem como objetivos analisar em profundidade a obra e o pensamento do artista, divulgá-los nacional e internacionalmente, e contribuir para a atualização de leituras e a construção de novas perspectivas.

A Obra Cultural da FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) realizaram exposições da mostra “Tàpies, coleção do gravador Barbarà” na Colômbia, em Honduras e em El Salvador.

A Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO continuará promovendo a arte e a música como ferramentas fundamentais para fortalecer os vínculos entre a cultura e a sociedade.