FUNIBER participa da revista Diplomacia, no marco do 50º aniversário da República de Angola

FUNIBER participa da revista Diplomacia, no marco do 50º aniversário da República de Angola
Da direita para a esquerda: F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER; Santos Gracia Villar, presidente da FUNIBER; Alfredo Dombe, embaixador de Angola na Espanha; Antonio García González, tesoureiro da RSEMAP; Rafael Fernández-Pita González, ex-embaixador da Espanha em Angola, em 1996; Santiago Velo de Antelo, presidente executivo da Academia da Diplomacia do Reino da Espanha; e José Luis Yzaguirre Romero, diretor do Fórum para a Diplomacia na Sociedade Civil no Século XXI.

Em 30 de janeiro, a sede da Sociedade Econômica Real Metritense de Amigos do País (Real Sociedad Económica Matritense de Amigos del País, RSEMAP), localizada na histórica Torre de los Lujanes, em Madri, na Espanha, acolheu a apresentação de uma edição especial da revista Diplomacia, órgão de comunicação da Academia de Diplomacia do Reino da Espanha. Por ocasião do 50º aniversário da independência da República de Angola, esta edição comemorativa contou com a significativa colaboração da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), que contribuiu com diversos artigos e respaldou a publicação, destacando seu trabalho no âmbito da educação e da cultura no país ibero-africano, bem como o potencial estratégico da Angola no contexto geopolítico internacional.

A cerimônia, realizada no marco do primeiro Fórum de Diplomacia de 2025, foi presidida pelo tesoureiro da RSEMAP, Sr. Antonio García González, e pelo diretor do Fórum para a Diplomacia na Sociedade Civil do Século XXI, Sr. José Luis Yzaguirre Romero. O apresentador foi o Sr. Santiago Velo de Antelo, presidente executivo da Academia de Diplomacia do Reino da Espanha e membro da Junta Diretiva da RSEMAP, com a participação de V. Exa. Sr. Alfredo Dombe, embaixador da República de Angola no Reino da Espanha, acompanhado pelo Sr. Santos Gracia Villar, presidente da FUNIBER, e pelo Sr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais e da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia.

Em seu discurso, Velo de Antelo destacou o papel crescente de Angola como ator-chave na geopolítica africana e sua estreita relação com a Espanha, especialmente nos âmbitos cultural e educativo. Sublinhou, igualmente, a importância da Iberofonia e do Pan-Iberismo, um espaço multinacional integrado por países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes, como pilares fundamentais para o fortalecimento da cooperação.

Por sua vez, Durántez enfatizou o papel estratégico de Angola na África, ressaltando sua influência nas organizações regionais e seu crescente papel diplomático. Enfatizou, ainda, que, como a maior nação africana de língua portuguesa, Angola compartilha afinidades culturais e linguísticas com os países de língua espanhola. Essa conexão substantiva abre novas oportunidades de cooperação e de visibilidade para Angola e os países iberófonos no cenário internacional.

As ideias-chave sobre o papel da FUNIBER em Angola foram levantadas por Santos Gracia Villar durante seu discurso. Ele destacou a importância da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) como eixo fundamental na cooperação educativa e realçou as oportunidades que surgem da colaboração entre Angola e os países de língua espanhola e portuguesa.

Ao final das exposições, o embaixador Dombe refletiu sobre os principais marcos históricos que caracterizam o processo de independência de Angola, mencionando, em termos gerais, os desafios superados ao longo de sua história. Pôs em destaque a riqueza cultural do país, sua projeção internacional e a importância de seu papel no continente africano. Ademais, destacou as relações bilaterais com a Espanha, evidenciando a cooperação estratégica em diversos âmbitos e o valor essencial desses laços para a construção de um futuro compartilhado.

Para conhecer detalhadamente as intervenções dos participantes e as ideias expostas que sinalizam a crescente importância da Angola no contexto geopolítico contemporâneo, deixamos abaixo o vídeo completo da cerimônia de apresentação da revista Diplomacia.

Contribuição da FUNIBER para a revista Diplomacia

A revista Diplomacia, no marco do 50º aniversário da independência de Angola, reúne uma série de artigos que abordam distintos aspectos geopolíticos, econômicos e educativos. O papel da FUNIBER no âmbito educativo é refletido na revista por meio do artigo FUNIBER, um modelo de educação superior e de cooperação cultural, científica e técnica a serviço dos países de língua espanhola e portuguesa. O artigo destaca, de acordo com os princípios do pan-iberismo, sua contribuição para a cooperação internacional, com ênfase especial em sua atividade na África.

Na mesma linha, a revista inclui, igualmente, o artigo A Universidade Internacional do Cuanza, UNIC, a universidade espanhola e ibero-americana do continente africano, expondo o impacto dessa instituição de ensino superior em Angola como um projeto educativo que constitui a primeira universidade com vocação iberófona. Publicado em português, este artigo reflete o compromisso da FUNIBER com a articulação do espaço iberófono por meio da educação e da cooperação acadêmica.

Também inclui-se o artigo Angola e Espanha, Ibero-Áfricaescrito pelo Dr. Durántez e publicado originalmente como Tercera no jornal espanhol ABC, em 15 de dezembro de 2023. Neste texto, examina a relevância de Angola no contexto ibero-africano e seu potencial para fortalecer os laços com a Ibero-América, no contexto da Iberofonia.

Do mesmo modo, destaca-se o artigo 30.° aniversário do Pan-Iberismo ou Iberofonia, o movimento geopolítico e linguístico que promove a articulação de uma comunidade de países soberanos de língua espanhola e portuguesa em todos os continentes. É de especial importância, pois o aniversário da independência de Angola coincide com os 30 anos do Pan-Iberismo, uma corrente geopolítica moderna desenvolvida pelo Dr. F. Álvaro Durántez Prados.

Com o objetivo de oferecer uma visão integral das relações bilaterais e da contribuição da FUNIBER à educação internacional, a edição comemorativa da revista Diplomacia encontra-se anexada e disponível para leitura.