FUNIBER presente em congresso sobre a África organizado pela Universidade Camilo José Cela

FUNIBER presente em congresso sobre a África organizado pela Universidade Camilo José Cela

No último dia 7 de abril, foi realizado em Madri o congresso “Desafios e oportunidades de um continente em transformação. África no século XXI”, organizado pela Universidade Camilo José Cela (UCJC) por meio do projeto de pesquisa “Nova compreensão dos fluxos migratórios: análise de seu impacto nas políticas sociais e econômicas, tanto nos países emissores quanto nos receptores”. A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) foi convidada pelo reitor da UCJC, Dr. Jaime Olmedo, e foi representada por seu diretor de Relações Institucionais, Dr. F. Álvaro Durántez Prados.

O congresso foi concebido como um espaço de análise rigorosa e reflexão interdisciplinar sobre a complexa realidade geopolítica do continente africano, com ênfase especial nas dimensões jurídica e econômica. Nesse contexto, foram abordadas as principais questões relativas às estratégias de transformação de um continente em expansão, examinando os processos internos e externos que incidem em sua projeção no cenário internacional.

Assim, o papel decisivo das mulheres africanas nos processos de inovação econômica e cultural foi ressaltado, destacando sua contribuição para o progresso continental. Outro eixo temático do congresso foram os desafios relacionados ao reconhecimento e à garantia dos direitos humanos e da proteção social, com atenção especial às políticas públicas necessárias para garantir esses direitos em um ambiente em constante transformação. Por fim, foi realizada uma análise detalhada dos fluxos migratórios —tanto internos quanto externos— e sua influência na dinâmica demográfica.
Nesse contexto, a presença da FUNIBER é particularmente significativa, já que a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), localizada em Angola e parte da Rede FUNIBER, é a principal universidade ibero-americana no continente africano. O sólido vínculo entre a FUNIBER e a UNIC representa um pilar fundamental de uma estratégia educacional direcionada a fomentar a cooperação e o intercâmbio acadêmico na África, promovendo iniciativas de formação e de pesquisa que contribuam efetivamente para os processos de transformação social e econômica na região, bem como para a cooperação horizontal entre os países africanos no âmbito educativo.

Da esquerda para a direita, Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER; Dra. Míriam Salvador García, diretora do Departamento de Direito da UCJC; e Marlene Gomes, agregada cultural da Embaixada da República de Angola na Espanha.